Press "Enter" to skip to content

Saúde na Praça faz alerta para a prevenção do câncer colorretal nesta quinta, 23

Última atualização 22/03/2023 | 09:14

Nesta quinta-feira, 23, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realiza mais uma edição do projeto Saúde na Praça, com a oferta de serviços gratuitos para toda a população. A ação desta semana faz um alerta para a prevenção do câncer do colorretal. Os atendimentos acontecem das 7h às 12 horas, na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG.

As atividades contam com o apoio e atendimento das equipes de enfermagem que darão orientações sobre eliminação das fezes e saúde intestinal; nutrição, que realizará uma exposição de alimentos e fibras e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS); fonoaudiologia, com ênfase no atendimento de pacientes oncológicos, por meio de jogos interativos, banners informativos e laringe artificial; fisioterapia, que irá explicar sobre a maneira correta de evacuar e a melhora da motilidade intestinal com demonstração em manequim; psicologia, com informações sobre autocuidado na manutenção da saúde e adesão aos tratamentos, além da orientação de médicos gastroenterologistas. Durante o evento, quem visitar o stand também poderá realizar testes para a aferição de glicemia e pressão.

Segundo a médica gastroenterologista do HGG, Daniela Medeiros Milhomem Cardoso, alertar a população sobre a importância de realizar exames preventivos é fundamental para um diagnóstico precoce. “Assim, conseguimos tratar os pacientes da melhor forma e sem grandes danos. O câncer de colorretal é um tumor bastante frequente, além disso, estima-se que cerca de 20 mil pessoas, por ano, no Brasil, morrem por causa desse câncer. Embora seja uma doença que pode levar a morte, ele é um tipo de tumor que pode ser prevenido”.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o câncer do colorretal acomete pessoas com idade igual ou acima de 50 anos. A doença que atinge o intestino grosso ou o reto é a segunda mais comum no país, podendo ser desencadeada por questões como obesidade, ingestão de alimentos gordurosos e industrializados, e também os defumados. Os sintomas para este tipo de câncer podem estar relacionados a sangramento nas fezes, perca de peso, anemia, dor abdominal e massa abdominal. O câncer colorretal se detectado precocemente há mais chances de cura.

Saúde na Praça

O Saúde na Praça é um projeto do HGG realizado desde 2017, com ações organizadas pela equipe médica da unidade. O objetivo é promover ações de conscientização, prevenções de doenças e orientações para a melhora da qualidade de vida da população. Todos os serviços oferecidos pela “tenda da saúde” do HGG são gratuitos.