Última atualização 12/10/2024 | 10:32
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), realiza de terça, 15, a sexta-feira,18, na Escola do Futuro, em Aparecida de Goiânia, dois eventos com o objetivo de avaliar a epidemia de dengue que ocorreu em Goiás no início deste ano e propor ações para o enfrentamento de novos casos da doença.
A iniciativa, coordenada pelo MS, será realizada em oito estados do país, entre eles Goiás.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, ressalta que o estado foi selecionado pelo MS por ter registrado um elevado número de casos de arboviroses e por ter adotado estratégias efetivas para a notificação da doença e assistência aos casos.
No estado foram selecionados 14 municípios considerados prioritários, avaliados conforme o número de casos e de mortes em decorrência da dengue.
Oficinas Dengue
A Oficina de Avaliação Pós-Evento, programada para acontecer nas próximas terça-feira, 15, e quarta-feira, 16, vai reunir gestores da SES-GO, MS, Opas e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Goiás (Cosems). Na oportunidade, será feita uma avaliação das ações efetivadas de forma contínua nos municípios goianos durante a epidemia de arboviroses.
As Oficinas de Novas Tecnologias e Assistência, previstas para a quinta, 17, e sexta-feira, 18, são específicas para profissionais das áreas de controle de vetores, de vigilância epidemiológica e de assistência. Nelas serão discutidas as novas tecnologias em controle vetorial, estratificação de riscos e a reorganização dos serviços de assistência à saúde.
“Pretendemos, por meio dessas oficinas, avaliar os dados sobre arboviroses nos 14 municípios prioritários e definir as ações a serem implementadas”, pontua a superintendente.
O estado de Goiás foi referência no país por ter adotado e incentivado a estruturação de Gabinetes de Crise em Arboviroses como estratégia para notificação das doenças transmitidas pelo Aedes, repasse de insumos fundamentais à prevenção e ao tratamento dos casos de arboviroses e alinhamento das ações.
Entre os meses de janeiro a maio deste ano foram instalados Gabinetes de Crise em 224 dos 246 municípios goianos.
Municípios Prioritários
- Águas Lindas de Goiás
- Anápolis
- Aparecida de Goiânia
- Catalão
- Formosa
- Goiânia
- Itumbiara
- Jataí
- Luziânia
- Nova Gama
- Rio Verde
- Senador Canedo
- Trindade
- Valparaíso de Goiás