Press "Enter" to skip to content

Se condenada, Zambelli pode ser presa e ficar inelegível

Última atualização 23/08/2023 | 15:23

A deputada federal Carla Zambeli (PL-SP) pode perder o mandato e ser condenada até seis anos de prisão no semiaberto, caso seja julgada como culpada por realizar uma perseguição armada contra um homem em São Paulo, em outubro de 2022.

Em acusação movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli é acusada de constrangimento ilegal com emprego de arma, além de possui porte ilegal de arma de fogo.  A denúncia se refere ao caso em que a Carla seguiu um homem com uma arma 9mm em punho, em São Paulo, na véspera das eleições do segundo turno em 2022.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última segunda-feira, 21, tornar a deputada culpada na ação, por 9 votos a 2.

De acordo com a advogada criminalista mestre em direito penal pela Universidade de São Paulo (USP), Rossana Leques, Zambelli pode pegar uma pena de até seis anos em regime semiaberto.

Além da prisão, pode ocorrer a previsão de multa, da qual o valor varia de acordo com as especificidades do ocorrido e o poder aquisitivo da acusada.