“Sebrae Delas” abre comemorações do mês das mulheres em Goiás

“Sebrae Delas” abre as comemorações do mês das mulheres em Goiás

Nos dias 01, 02 e 03 de março, mulheres goianas que já são empreendedoras e as que desejam ser terão a chance de ampliar relações, aprendizados e trocas de experiências por meio do evento ‘Delas – Mulher de Negócios’. O encontro, realizado no Shopping Cerrado, em Goiânia (GO), representa uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Grupo Jaime Câmara, para fortalecer a cultura do empreendedorismo feminino, promovendo melhorias de gestão de micro e pequenas empresas comandadas por mulheres em Goiás.

O evento recebe o mesmo nome do programa Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso (Sebrae Delas), que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres empreendedoras.

A empresária Elisângela Sheila Colodino Feitosa, de 42 anos, é um caso de sucesso do programa. Proprietária da JJ Borrachas, indústria localizada em Abadia de Goiás, Região Metropolitana de Goiânia, ela se firmou no mercado de peças automotivas na linha de fixação (por debaixo dos carros) e tem alcançado cada vez mais sucesso. Recentemente, Elisângela conquistou o segundo lugar no ‘Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023’. Agora, durante o Delas – Mulher de Negócios, a empresária será mais uma vez homenageada.

Com uma arena que traz diferentes ambientes para as participantes, o evento espera um grande público rotativo em três dias de realização, que abrem as ações do Mês da Mulher. Empresárias, formadoras de opinião e influenciadoras renomadas como Cíntia Chagas, Laura Müller e Isa Quartarolli abordarão temas pertinentes à realidade empreendedora de mulheres inseridas nos mais diversos contextos que corroboram para a decisão de empreender. Além disso, a primeira-dama do Estado de Goiás, Gracinha Caiado, participará da programação com o objetivo de discutir as questões apresentadas junto às participantes.

Os três dias contarão com debates acerca das mulheres no turismo e no artesanato, das mulheres no agronegócio, na tecnologia, na mecânica, na moda, entre tantas outras possibilidades de empreendedorismo feminino. “A programação trará desde discussões sobre políticas públicas, talks e palestras, abordando temas e desafios variados. Teremos, ainda, exposição de empresas goianas lideradas por mulheres, de parceiros institucionais, áreas de atendimentos e consultorias, de alimentação e apresentações musicais”, elenca Patrícia Santiago, gestora do Programa Sebrae Delas em Goiás.

A convenção é aberta ao público e, dentre os dias previstos, a programação acontece das 13h às 22h. As inscrições podem ser realizadas no site do Grupo Jaime Câmara ou na secretaria do evento, no Shopping Cerrado. A inscrição solidária será realizada mediante a doação de um pacote de absorvente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponte TO-MA: Agência irá avaliar qualidade da água de rio após queda de ponte

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira, 24, que está avaliando a qualidade da água no Rio Tocantins, na área onde desabou a ponte Juscelino Kubitschek, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Essa medida se justifica devido à informação de que alguns dos caminhões que caíram no rio após a queda da ponte carregavam pesticidas e outros compostos químicos.

O foco das análises está no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A ANA, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, vai determinar os parâmetros básicos de qualidade da água e coletar amostras para as análises ambulatoriais. O objetivo é detectar os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d’água do rio Tocantins.

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga dos veículos acidentados. No entanto, ainda não há informações sobre o rompimento efetivo das embalagens, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas.

Devido à natureza tóxica das cargas, no domingo e segunda-feira, 23, não foi possível recorrer ao trabalho dos mergulhadores para as buscas submersas no rio. O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou nesta terça-feira, 24, a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento, até o momento, de 13 pessoas.

Sala de crise

Na quinta-feira, 26, está prevista a reunião da sala de crise para acompanhamento dos impactos sobre os usos múltiplos da água decorrentes do desabamento da ponte sobre o rio Tocantins. Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério da Saúde.

O Dnit está com técnicos no local avaliando a situação para descobrir as possíveis causas do acidente. Segundo o órgão, o desabamento foi resultado porque o vão central da ponte cedeu.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp