Secretaria da Mulher destaca os 14 anos da Lei Maria da Penha

Hoje, 07 de julho, a Lei Maria da Penha (11.340/06) completa 14 anos de existência. A prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), mesmo durante a pandemia, segue atuando na conscientização da população no combate da violência contra a mulher e no acolhimento das vítimas de violência doméstica, na casa abrigo Sempre Viva.

O momento do isolamento social é preocupante pois a casa é o local mais seguro para evitar o contágio do coronavírus, mas o ambiente mais perigoso para mulheres vítimas de violência doméstica.

Em Goiânia foram propagadas campanhas para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica em isolamento social, como “Sinal Vermelho, Alô Vizinho!”, o aplicativo Goiás Seguro, que tem a ferramenta Alerta Maria da Penha. 

As denúncias podem ser feitas também pelo Disque 180 que atende 24 horas, o Mulher Mais Segura (disque 153), Patrulha Maria da Penha (disque 190), 1ª Deam (3201-2801), 2ª Deam (3201-6344) e a Nudem (98307-0250).

Configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause a morte, lesão, sofrimento físico, sexual e ou psicológico. E ainda dano moral ou patrimonial.

A Secretaria da Mulher oferece acolhimento e atendimento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico às vítimas por meio do Centro de Referência da Mulher Cora Coralina, que atende pelo telefone: 3524- 2933/34.

Em março deste ano, as denúncias de violência contra mulher aumentou quase 40% em relação ao mesmo período de 2019. Devido a isso o Governo Federal sancionou a Lei Federal nº 14.022/20, que dispõe medidas para o enfrentamento da violência doméstica e familiar familiar contra a mulher e contra crianças, adolescentes, idosos e deficientes durante pandemia da Covid-19.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos