Secretaria da Mulher lança campanha contra assédio sexual nos ônibus, em Goiânia

Na próxima segunda-feira, 08 de março, para marcar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em conjunto com a RedeMob, lança a campanha “Meu Corpo Não é Corrimão”. 

A campanha objetiva combater, alertar e conscientizar a população em relação ao assédio sexual que as mulheres sofrem no transporte público coletivo. A ação será feita de forma contínua durante todo o ano de 2021, contando com ações afirmativas, educativas e preventivas ao abuso sexual e violência contra a mulher. 

A RedeMob cedeu espaço em mil veículos do transporte coletivo para fixação de cartazes informativos da campanha, além de fazer a divulgação em todas as TVs internas existentes nos ônibus. 

A secretária da Mulher, Tatiana Lemos, reforçou que as mulheres sofrem importunação sexual todos os dias no transporte coletivo. “Diversas mulheres passam por essa situação, mas por constrangimento ou medo não denunciam seus agressores”, afirma . “A campanha tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar a sociedade pelo fim da violência contra a mulher dentro destes veículos públicos”, acrescenta. 

As mulheres podem realizar as denúncias pelos números: 190 da Polícia Militar, pelo 153 do programa Mulher Mais Segura da GCM, assim como em uma das delegacias da Mulher da capital. 

A Lei nº 13.718/2018, que diz respeito sobre a importunação sexual, está regulamentada no Código Penal Brasileiro e pune pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento. Estão incluídas ações como beijos forçados e passar a mão no corpo alheio sem permissão. A pena é de um a cinco anos de detenção . 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos