Secretaria de Estado da Saúde atualiza boletim sobre o H1N1

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), atualizou nesta terça-feira (27), o boletim da semana epidemiológica 12, que informa os casos registrados. Foram registrados 32 casos da  Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada por diversos agentes um deles é o vírus da influenza A H1N1, com duas mortes confirmadas no Hospital Filantrópico Vila São Cottolengo, em Trindade.

Os casos confirmados no estado foram em Trindade (10 casos), Anápolis (01 caso), Aparecida de Goiânia (03 casos), Caturaí (01 caso), Goiânia (14 casos), Hidrolândia (01 caso) e Jaupaci (2 casos).

Segundo a SES, o Ministério da Saúde apresentou dados preliminares sobre a investigação dos casos de Influenza A- H1N1 registrados na Vila São José Bento Cottolengo. O levantamento dos dados investigou 187 pessoas. Destas, 114 são internos da instituição e 73 são funcionários. Todos os casos relacionados aos servidores ainda estão sendo analisados. Foi constatado que dentre a maior parte dos casos investigados estão pessoas na faixa etária de 40 a 59 anos e que possuem comorbidades dentre elas doenças neurológicas crônicas.

Vacinação:

As pessoas que poderão ser vacinadas contra o virus serão as que estão no grupo de risco definido pelo Ministério da Saúde, que são: portadores de doenças pulmonares crônicas (asma, por exemplo); cardiopatas; portadores de doenças metabólicas crônicas, como a diabetes; imunodeficientes ou portadores de imunodepressão; crianças com menos de 5 anos; grávidas ou mulheres até 45 dias  pós-parto; adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças renais, entre outros.

A Campanha Nacional contra a influenza irá começar no dia 16 de abril até o dia 25 de maio. Este ano as vacinas contra influenza combaterão três tipos de vírus: Influenza B, H3N2 e H1N1.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp