Secretaria de Saúde de Goiânia esclarece boatos sobre compra de vacinas

Após a circulação de mensagens nas redes sociais relacionadas à compra de vacinas em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se manifestou, por meio de nota, esclarecendo as “fake news” veiculadas.

Além disso, a SMS divulgou dados atualizados de vacinação, taxa de ocupação de leitos e testagem ampliada da população. Veja a seguir:

 

Vacinação

Doses aplicadas até 04/02/2021

Trabalhadores da saúde: 25.025

Idosos de ILPIs: 760

Total: 25.785

Leitos

Taxas de ocupação 05/02/2021

Leitos UTI: 157 Taxa: 74%

Leitos enfermaria: 155 | Taxa: 53%

Total de leitos: 312 leitos

 

Testagem Ampliada até 05/02/202

Total: 122.802

Positivos: 13.982

Percentual: 11,3%

Somente essa semana:

total: 4.041 Positivos: 428 Percentual: 10,5%

 

Acompanhe a nota da SMS na íntegra:

Ao contrário do que vem sendo divulgado, a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) esclarece que a vacina contra Covid-19 é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita, assim como outros imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Até que sejam atingidas as metas de vacinação, o SUS tem prioridade na compra de todas vacinas destinadas à imunização contra Covid-19. A vacinação dos profissionais de saúde em Goiânia segue critérios do Ministério da Saúde e está sendo realizada pela SMS. Mas cabe aos conselhos a fiscalização no sentido de verificar quem está inscrito em Goiânia e atuando na assistência ao paciente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp