Press "Enter" to skip to content

Secretária do Meio Ambiente relata desmatamento com mais de mil hectares em área quilombola

Última atualização 14/07/2020 | 12:56

Bem quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente da Polícia Civil de Goiás com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO) realizam operação para conter e punir os responsáveis pelo desmatamento ilegal de mais de mil hectares (equivalente a mil campos de futebol) no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, na região da Chapada dos Veadeiros, em Cavalcante (GO).

A Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis conta que a denúncia anônima chegou através do Whatsapp da secretaria: “percorremos quase 100km depois de Cavalcante, e encontramos um lugar completamente ermo, de difícil acesso. Nossa operação foi um sucesso, pois conseguimos prevenir que uma área ainda maior pudesse ser desmatada”, destaca.

Os quilombolas, na região de Cavalcante-GO é uma área de preservação ambiental declarada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A secretária explica que mesmo que seja um área quilombola, nenhuma área que não tenha permissão da SEMAD pode ser desmatada: “a área desmatada é particular, os donos foram multados em mais de 5 milhões de reais, tudo foi embargado e apreendido, inclusive o funcionário técnico que prestou informações falsas também foi multado”.

Questionada sobre um possível reflorestamento no local, a secretária explica: “a legislação ambiental prevê três tipos de penalidades: a primeira é a criminal mesmo que compete ao MP apurar, a segunda são as multas que a SEMAD é responsável pela aplicação e a terceira é a de reparação do dano, que depende de uma ordem judicial, para determinar que o infrator promova essa recuperação. Estamos tentando recuperar esses danos e bloquear os bens dos responsáveis”.

Andréa Vulcanis conta que no estado os crimes ambientais estão sendo punidos com o máximo de rigor e que operações no Rio Aruaguaia também estão sendo feitas. Ela ressalta que todos que puderem ajudar o trabalho da Secretaria podem fazer denúncias anônimas: “importante dizer que qualquer denúncia ambiental feita, pode ser enviada para os telefones da secretaria. Pedimos também que as pessoas enviem a localização junto para que possamos ter um acesso mais fácil a esses locais denunciados”.

Disque denúncia: 0800 646 2112

Acompanhe entrevista completa:

https://www.youtube.com/watch?v=MmX8keaMDsY