Secretário afasta comandante da GCM acusado de agressão por ex-companheiras

secretario-afasta-comandante-da-gcm-acusado-de-agressao-por-ex-companheiras

O Secretário da Segurança Urbana de DE, afastou o comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Eliazer Rodella, acusado de agressão por duas ex-companheiras, conforme revelado pelo Metrópoles nesta sexta-feira (4/4).

“A Secretaria de Segurança Urbana, por meio do secretário Orlando Morando, informa que, em razão das acusações feitas contra o atual comandante da Guarda Civil Metropolitana, Eliazer Rodella, que o mesmo será afastado imediatamente de suas funções”, afirmou a pasta, em nota.

Segundo a secretaria, um processo na corregedoria será instaurado para apurar as denúncias e verificar seus fundamentos. “Caso as acusações sejam comprovadas, o comandante será exonerado”, disse.

A advogada Samara Rocha, ex-companheira de Rodella, diz ter sido espancada pelo então marido em pelo menos duas oportunidades. Em uma delas, a mulher estava grávida do segundo filho do casal, em 2008.

A declaração foi dada em entrevista ao canal no YouTube Histórias de Divórcios. Em seu relato, a mulher não cita Rodella nominalmente, limitando-se a dizer que o ex-companheiro seria “comandante” de uma “instituição de segurança”. O casal, que se conheceu na faculdade de direito, permaneceu junto entre 2003 e 2019.

Antes do relacionamento em que teria espancado a então companheira grávida, Rodella havia passado 11 anos com uma mulher que também o acusa de diversos episódios de agressão e descreve cenas de tortura com cintos, pedaços de madeira e baldes de água gelada.

Eliazer Rodella, de 56 anos, assumiu o comando da Guarda Civil Metropolitana em 16 de janeiro deste ano. Ele ingressou na instituição em 11 de fevereiro de 1988 como GCM 3ª classe, foi efetivado como inspetor 10 anos depois. Se tornou inspetor de agrupamento em 2016 e, em 22 de outubro de 2016, foi promovido ao cargo de inspetor superintendente.

Antes de assumir o comando da GCM, Rodella comandava a Superintendência de Operações Integradas (SOI) do Smart Sampa. Ele também passou pela Inspetoria Regional Ibirapuera, a Central de Telecomunicações e Videomonitoramento (CETEL), o Setor de Planejamento de Comando (SPOCMDO) e a Inspetoria de Ações Integradas (IAI).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp