Press "Enter" to skip to content

Secretário da Saúde faz comentário importuno sobre lactantes

O movimento Lactantes pela Vacina, que possui em torno de 300 integrantes em Goiás, emitiu nesta terça-feira (10), uma nota de repúdio contra a fala do secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.

Em uma reunião da Comissão de Intergestores Bipartide de Goiás (CIB), no dia (6/08), Durval comentou a pressão de lactantes pela ampliação da vacinação contra Covid-19. “As lactantes, se deixar, daqui a pouco as mães estão “dando mamá”, pra crianças de 6 anos só para tomar vacina porque todo dia chega uma pressão de aumento (da faixa etária)”, afirmou o secretário.

Para o movimento, que agora é chamado Movimento Autônomo de Mães Ativistas (MAMA), o secretário foi desrespeitoso e sua fala foi vexatória. Além disso, a entidade demonstrou “total desconhecimento sobre a importância do aleitamento materno e desrespeitando um movimento legítimo e nacional das Lactantes do Brasil”.

O grupo classificou o episódio como infeliz, principalmente por se tratar de um gestor público da área da saúde. “O pedido pela inclusão das lactantes como prioridade na vacinação contra a Covid-19 no estado sempre foi pautado pelas evidências cientificas e pela recomendação de instituições legítimas e sérias.  Não se tratando apenas de uma escolha por conflito de interesses (receber vacina), mas um bem coletivo .