Secretário de Direitos Humanos de Juiz de Fora anuncia inauguração de Central de Libras e fala sobre política de moradia para população em situação de rua
Biel Rocha também falou sobre a importância do Censo das pessoas em situação de rua para criação de políticas públicas. Série do Diário do Estado entrevista secretários até maio.
Biel Rocha é secretário de Direitos Humanos em Juiz de Fora. O Secretário abordou a população em situação de rua e a Central de Libras durante entrevista ao Diário do Estado desta quinta-feira (13). Ele ressaltou que a realização do censo é fundamental para estabelecer um diálogo com as pessoas em situação de rua no município e oferecer assistência.
O Censo divulgado pela Prefeitura em colaboração com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apontou que, em 2023, a população de rua na cidade era composta por 805 pessoas. Esse número representa mais do que o dobro em relação a 2016, quando havia 384 indivíduos nessa condição.
De acordo com Biel Rocha, foi criado um comitê no qual a população em situação de rua participa ativamente, juntamente com organizações que oferecem apoio por meio da distribuição de alimentos, roupas, entre outros benefícios. Ademais, representantes da prefeitura estão engajados na construção de políticas públicas para melhorar a situação dessas pessoas.
O secretário ressaltou que a questão da moradia é uma prioridade e serve como base para a implementação de outras políticas, como saúde bucal, tratamento de dependência química, e muito mais. Atualmente, Juiz de Fora dispõe de cinco casas de passagem onde a população em situação de rua pode pernoitar e receber refeições, além de residências de atendimento 24 horas.
Quanto à Central de Libras, Biel Rocha confirmou que a inauguração está prevista para o dia 24 de abril e terá como objetivo atender a comunidade surda do município. O espaço contará com três intérpretes disponíveis para acompanhar pessoas surdas em atendimentos em diversos setores, facilitando a comunicação em locais como unidades de saúde, escolas e órgãos judiciais.
Biel Rocha possui formação em sociologia e especialização em gestão pública estratégica pela Fundação João Pinheiro. Com uma vasta experiência política, o secretário atuou como vereador de Juiz de Fora entre 1997 e 2002, deputado estadual de 2003 a 2006, e ocupou cargos federais e estaduais relacionados aos Direitos Humanos. Desde 2021, ele ocupa o cargo de Secretário Especial de Direitos Humanos de Juiz de Fora.
Durante o período de 17 de fevereiro a 5 de maio, o Diário do Estado realizará entrevistas com diversos secretários municipais para compreender as propostas do governo em diferentes áreas. É uma oportunidade para a população conhecer os planos e projetos que estão sendo desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida da cidade. Acompanhe a cobertura completa e fique por dentro das novidades que impactarão Juiz de Fora.