Nesta quarta-feira, 05, o secretário de Educação e Esporte, Marcelo Costa, participou da webconferência sobre relação entre saneamento básico e espaços públicos no contexto da pandemia.
A conferência organizada pela Unicef, a conferência tratou da apresentação de dados na nota técnica O Papel Fundamental do Saneamento e da Promoção da Higiene na Resposta à Covid-19 no Brasil. Estavam presentes representantes do Banco Mundial, Sabesp, Ministério de Desenvolvimento Regional e sociedade civil.
Elaborada pelo Banco Mundial, Unicef e Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Siwi) a nota técnica destaca a relação direta entre a prestação eficiente dos serviços de saneamento básico, fornecimento de água potável e enfrentamento à contaminação pelo novo Coronavírus.
Foi pontuada a importância das escolas possuírem estrutura básica, como à disposição de lavatórios para higienização adequada, e a necessidade da equidade no acesso ao abastecimento de água potável nas escolas.
O secretário de Educação e Esporte e presidente da Undime Goiás, Marcelo Costa, explicou que ainda não é possível uma retomada, considerando o risco de trazer os alunos para as escolas. Marcelo Costa enfatizou ser fundamental a integração entre Educação, Saúde, Assistência Social e Infraestrutura.