Secretário de Segurança alerta para desafios na prisão de procurados: falta de investimento e integração de dados

secretario-de-seguranca-alerta-para-desafios-na-prisao-de-procurados3A-falta-de-investimento-e-integracao-de-dados

‘Segurança exige investimento e exige gente’, diz secretário sobre dificuldade para prender procurados

Com mais de 400 mil mandados de prisão em aberto no país, secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, afirma que “falta material humano” e defende PEC da Segurança para unificar dados. O maior número de ordens de prisão não cumpridas é por crimes de roubo, seguido por tráfico de drogas e homicídio.

O Brasil acumula quase 400 mil mandados de prisão não cumpridos, sendo quase 83,8 mil referentes a pessoas já condenadas em definitivo pela Justiça.

Parte dessas ordens judiciais se refere a indivíduos localizados em endereços conhecidos: o DE mostrou o caso de servidores federais que seguiam trabalhando e candidatos que fizeram campanha eleitoral sem serem presos.

Entre os 400 mil mandados de prisão em aberto, mais de 5 mil envolvem procurados por estupro de vulnerável. Segundo levantamento do DE, a Justiça já condenou a maioria, e os condenados levam, em média, quase 4 anos para serem presos.

Para o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, o gargalo no cumprimento das prisões está na falta de investimento em efetivo policial, tecnologia e integração de dados.

Entre os 386.560 mil mandados pendentes de cumprimento no país, 240.352 mil são referentes a crimes e 76.208 mil a questões cíveis, como não pagamento de pensão alimentícia, de acordo com as informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O maior número de ordens de prisão não cumpridas é por crimes de roubo (54.477), seguido por tráfico de drogas (47.589) e homicídio (38.885). Veja o ranking dos 10 crimes mais recorrentes.

O secretário afirma que a PEC da Segurança Pública, que prevê padronização de registros e unificação de sistemas de dados, vai ajudar a evitar que pessoas condenadas em definitivo permaneçam soltas.

A falta de padronização entre os sistemas estaduais de segurança pública é um dos principais entraves para a eficácia no cumprimento de mandados de prisão no Brasil, segundo o secretário nacional de Segurança Pública.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp