“Tivemos algumas ocorrências relacionadas à falta de energia, no interior foi em Piranhas e aqui em Goiânia em apenas um colégio”, afirma
Secretário de Tecnologia Da Informação, Dory Gonzaga, falou neste domingo (28), sobre as votações neste segundo turno e troca de urnas eletrônicas no estado. Segundo ele as votações estão ocorrendo tranquilamente mesmo com as filas do inicio. “Realmente a gente sempre espera um segundo turno mais tranquilo, o eleitor gasta em torno de 5 a 10 segundos apenas para realizar o seu voto”, explicou o Secretário.
De acordo com Gonzaga, 45 urnas foram trocadas em Goiás, sendo 12 apenas em Goiânia, ele explica que o motivo da troca geralmente é por algum defeito nesses aparelhos, assim essas urnas são trocadas para não atrapalhar a votação. “O motivo foi um erro genérico que ela apresenta, é quando algum dispositivo dela para de funcionar depois a gente confere qual foi o problema, mas para não haver problema durante a votação a gente substitui. Outro problema também foi a data e hora, existe uma bateria interna só para controlar o relógio da urna, às vezes ela acaba e a gente troca também a urna eletrônica para continuar a votação normal”.
Segundo o Secretário em alguns locais houve problemas com a falta de energia. “Tivemos algumas ocorrências relacionadas à falta de energia, no interior foi em Piranhas e aqui em Goiânia em apenas um colégio”, afirma. Ele afirma que essa falta de energia não atrapalhou o eleitor. “A urna ela tem bateria interna, essa bateria pode durar ate 8 horas em média, a votação transcorreu normalmente e a energia já foi restabelecida”.
Visualizar esta foto no Instagram.
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado) em