Secretários do DF em Israel: Comitiva deve sair pela Jordânia até quinta, diz governo

secretarios-do-df-em-israel3A-comitiva-deve-sair-pela-jordania-ate-quinta2C-diz-governo

Secretários do DF em Israel: comitiva deve sair pela Jordânia entre quarta e quinta, diz governo

Secretário de Relações Internacionais do DF conversou com embaixador de Israel nesta segunda. Grupo está em Tel Aviv, em hotel com bunker; retorno deve usar voos comerciais.

O grupo de secretários do governo do Distrito Federal que está em Israel desde a última semana, e que foi surpreendido pela escalada do conflito com o Irã, pode conseguir iniciar o percurso de volta ao Brasil até a próxima quinta-feira (19).
A informação é do secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, que se reuniu por videoconferência nesta segunda (16) com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine.
Ao DE, Britto afirmou que a comitiva deve sair do país entre quarta (18) e quinta (19), por meio de uma travessia para a Jordânia.

✅ Clique aqui para seguir o canal do DE DF no WhatsApp.

> “O embaixador Daniel Zonshine nos falou que é possível que eles saiam entre quarta-feira e quinta. Claro que tudo depende das condições de segurança. Jordânia e Israel querem garantir a operação mais segura possível”, afirmou o secretário Paco Britto.

Quando atravessar a fronteira, a delegação deve seguir pelo território da Jordânia até a capital, Amã – de onde tentará regressar ao Brasil em voos comerciais.
O vice-ministro de Relações Exteriores da Jordânia afirmou ao DF que o governo dará toda a segurança a partir da fronteira do país.
Diferentemente de Israel e Irã, envolvidos na escalada de hostilidades desde a última semana, a Jordânia não fechou o espaço aéreo e mantém os aeroportos em operação regular.
A reunião entre o DF e o embaixador israelense ocorreu após uma comitiva de políticos brasileiros ter deixado Israel nesta segunda-feira (16).

A travessia do grupo, também para a Jordânia, foi feita de ônibus. Essa comitiva deve seguir por terra até a Arábia Saudita, de onde embarcará em um voo particular para voltar ao Brasil.
Veja abaixo a comitiva do DF que segue em território israelense:

* Marco Antônio Costa: secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação
* Ana Paula Soares Marra: secretária de Desenvolvimento Social
* Rafael Bueno: secretário de Agricultura
* José Eduardo Pereira Filho: secretário executivo do Consórcio Brasil Central – consórcio interestadual composto pelo Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins

De acordo com a vice-governadora Celina Leão (PP), que está no DF, a comitiva de secretários em Israel foi participar da Missão Oficial Conjunta a Israel 2025, entre 05 a 15 de junho, em Jerusalém.

SITUAÇÃO DOS SECRETÁRIOS
Secretários do DF dizem que estão seguros em Israel.
Dois secretários do governo do Distrito Federal que estavam em missão oficial em Israel afirmaram, na madrugada de domingo (15), no horário de Brasília, que estão seguros, apesar dos ataques registrados nos últimos dias.
Em postagem nas redes sociais (veja o vídeo acima), o secretário de Agricultura, Rafael Bueno, disse que os alarmes constantes dificultam a situação, mas que toda a comitiva está bem.
Já a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, afirmou que tem dormido no bunker do hotel onde está hospedada.

Leia mais notícias sobre a região no DE DF.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp