Press "Enter" to skip to content

Secult doa 550 livros para acervo do sistema prisional

Última atualização 29/08/2023 | 15:44

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) entregou 550 livros literários para compor a biblioteca do sistema prisional do Estado. A doação foi realizada por meio da Biblioteca Pio Vargas e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

A iniciativa faz parte do projeto Remição pela Leitura, promovido pelo Ministério Público de Goiás (MP), Tribunal de Justiça (TJ) de Goiás e pela Diretoria Geral da Administração de Penitenciária (Dgap) de Goiás.

As obras foram entregues nesta segunda-feira, 28, na Biblioteca Estadual Pio Vargas, localizada no Centro Cultural Marietta Telles Machado, onde equipes do Patronato Metropolitano receberam exemplares de livros literários de diversas classificações como: Poesia, Contos, Romance, Psicologia, entre outros.

LIVROS LITERÁRIOS

A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Maria Socorro Abreu explica que a ação da Secult e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas é muito importante, pois tem o poder de transformar vidas por meio da leitura, da escrita e da interpretação.

“É um projeto muito enriquecedor uma vez que oferece ferramentas de educação e conhecimento para ressocializar pessoas”.

O Projeto Remição pela Leitura tem como objetivo promover a redução do tempo de pena por meio da participação efetiva dos detentos em projetos de leitura e práticas sociais educativas, além de possibilitar o desenvolvimento cultural e cognitivo de cada um.

Para a gerente de Educação, Módulo de Respeito e Patronato da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap), Michelle Cabral, a Secult Goiás tem sido o principal parceiro do projeto.

“Sempre buscamos novos parceiros com intuito de expandir o projeto, recebemos doações de igrejas, pessoas físicas, e até voluntários, e a Secult Goiás têm sido o que mais doou nos últimos meses,” destaca.

GIRA LIVROS

Para incentivar a leitura no sistema penitenciário, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) doou 180 livros, no mês de março, para o acervo da Biblioteca Bernardo Élis, que fica na Casa de Prisão Provisória (CPP), em Aparecida de Goiânia. Os exemplares fazem parte de um total de 3,6 mil unidades arrecadadas pela pasta nos últimos dois meses, por meio da campanha Gira Livros.

A primeira edição da campanha, promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, arrecadou títulos entre 14 de fevereiro e 15 de março, com o objetivo de estimular a cultura da doação e reunir acervo para bibliotecas públicas do estado.

A iniciativa também cedeu exemplares para o projeto Estante Literária, que distribui obras gratuitamente à população. Além das campanhas, a Secult disponibiliza um ponto permanente para doação na Biblioteca Estadual Pio Vargas, dentro do Centro Cultural Marietta Telles. O espaço funciona na Praça Cívica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Essa ação da Secult mostra o poder que a leitura tem de transformar pessoas. Estamos trabalhando para ampliar essas iniciativas que oportunizam o contato com a literatura, ferramenta essa que dá mais perspectiva e conhecimento para os leitores”, frisa a secretária da Secult, Yara Nunes.