Secult terá programação especial na 17ª Primavera dos Museus

Secult terá programação especial na 17ª Primavera dos Museus

Os museus da Imagem e do Som (MIS) e Pedro Ludovico, e o Arquivo Histórico Estadual, unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), terão programação especial dentro da 17ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As atividades são gratuitas e realizadas entre os dias 20 a 23 de setembro, com direito a certificados. O tema escolhido para esta edição é “Memórias e Democracia pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”.

O Arquivo Histórico Estadual realiza na quarta-feira, 20, das 14 às 16h, a mesa redonda: “Memórias, Democracia, Arquivos e Museus: espaços de pesquisa e perspectivas LGBT+”, com Leonardo Tavares Alencar – Bacharel em Museologia e Mestrando em Antropologia, e mediação de Marília Mendonça Mesquita.

No Museu da Imagem e do Som será ministrada, na quinta-feira, 21, a oficina Grafismo do Povo Originário Iny, com Sinvaldo – Wahuka. O curso terá como didática a apresentação dos significados de alguns dos grafismos do povo originário, Iny – Karajá, e atividade prática com pintura em guache sobre papel.

Na sexta-feira (22/09), o MIS exibe o filme: Transformação de identidades da noite, de Patrick Mendes, obra premiada como Melhor Roteiro, na Mostra do Cinema Goiano, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2023). Também na sexta-feira terá Mesa Redonda com o cineasta e produtor cultural Patrick Mendes, diretor do curta “Transformação de Identidade da Noite” (2022), e Paulinho Reis, com mediação de Luís Felipe Pinheiro.

A programação no sábado (23/09), será no Museu Pedro Ludovico com a Mesa Redonda “Memória da luta por políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN+”, evento que abre também o calendário 2023 do projeto Café com Pedro, sendo a primeira edição do ano. O debate é baseado no texto de referência da Primavera dos Museus: “As memórias da comunidade LGBTQIAPN+ como fundamentais para compreender a luta por direitos civis, igualdade e respeito.”

A Primavera dos Museus é uma iniciativa realizada anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

Confira o roteiro:

Arquivo Histórico Estadual de Goiás
20/09 (quarta-feira), da 14h30 às 16h
Mesa Redonda “Memórias, Democracia, Arquivos e Museus: espaços de pesquisa e perspectivas LGBT+”, com Leonardo Tavares Alencar – Bacharel em Museologia e Mestrando em Antropologia, e mediação de Marília Mendonça Mesquita.

Museu da Imagem e do Som
21/09 – (quinta-feira) das 9h às 11h
Oficina Grafismo do povo originário Iny com Sinvaldo – Wahuka

22/09 (sexta-feira) das 9h às 9h30
Exibição de filme “Transformação de identidades da noite”, de Patrick Mendes (Mostra do Cinema Goiano, Melhor Roteiro, Fica 2023)

22/09/2023 – 09h30 às 10h30
Mesa Redonda com o cineasta e produtor cultural Patrick Mendes, diretor do curta Transformação de Identidade da Noite (2022) e Paulinho Reis, mediação de Luís Felipe Pinheiro.

Museu Pedro Ludovico
23/09 (sábado) das 10h às 12h
Mesa redonda “Memória da luta por políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN +”, com Prof. Dr. Rezende Bruno, coordenador do NIAAF/UEG, e Prof. Dr. Rogério Araújo, gerente de Diversidade Sexual da Seds/Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos