Seds divulga número de WhatsApp para denúncias de violência contra a mulher

Em live realizada nesta segunda-feira, 23, com a participação da secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto, a secretária de Desenvolvimento Social do Governo de Goiás, Lúcia Vânia, divulgou o número do WhatsApp que será usado pelo Ligue 180, o serviço do governo federal para receber denúncias de violência contra a mulher. Para entrar em contato com o Ligue 180, basta salvar o número (61) 99656-5008 no celular e iniciar a conversa pelo aplicativo.

“Completamos, agora em novembro, um ano do lançamento do Pacto Goiano pelo Fim da Violência contra a Mulher e, apesar da pandemia, que teve um impacto muito grande nas estatísticas da violência doméstica, estamos conseguindo avançar no fortalecimento da rede de proteção da mulher em Goiás. E é com alegria que divulgamos essa nova ferramenta para que a proteção seja mais efetiva: o Ligue 180 pelo aplicativo WhatsApp”, disse Lúcia Vânia.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), vai iniciar uma campanha para divulgar o número do novo canal de atendimento. O anúncio faz parte das ações da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que vai do dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“Pelo WhatsApp, tudo ficará mais fácil para as mulheres fazerem as denúncias. Esta é mais uma ferramenta das que foram desenvolvidas nesse momento de pandemia para a proteção às mulheres brasileiras”, disse Cristiane Britto, ao citar dados da violência doméstica no Brasil, sobretudo os referentes a feminicídio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Janones pede extinção do PL à PGR

No dia 14 de novembro, o deputado André Janones enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a extinção do Partido Liberal (PL), partido ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é filiado. A solicitação se baseia na necessidade de proteção do regime democrático brasileiro, que, segundo Janones, tem sido alvo de sucessivos ataques.
 
Janones argumenta que as práticas do PL representam uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social. O deputado enfatiza que essas ações comprometem a estabilidade do país e justificam a medida extrema de extinção do partido.
 
A petição destaca a importância de preservar a democracia e a paz social, elementos essenciais para a governabilidade e o bem-estar da população. Janones reitera que o pedido é fundamentado na proteção dos princípios democráticos, que estão sendo constantemente ameaçados.
 
A decisão final caberá à PGR, que deverá avaliar a solicitação e decidir se irá encaminhar o pedido ao Ministério Público. A extinção de um partido político é um processo complexo e raro, exigindo provas robustas de que o partido está comprometendo a ordem constitucional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos