A partir desta segunda-feira, 8, todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual terão acesso a uma nova ferramenta de apoio à aprendizagem. Com foco na preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o caderno ‘Maratona Revisa’ traz uma série de atividades e resoluções de questões que serão trabalhadas em sala de aula pelos professores de Matemática e Língua Portuguesa.
O material foi especialmente pensado para garantir o bom desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas, como o Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego) e o Enem. “Nesse caderno, os estudantes vão encontrar uma sequência de atividades que busca reforçar os conhecimentos básicos necessários exigidos nas provas do Enem”, explica Alessandra Oliveira de Almeida, chefe do Núcleo de Recursos Didáticos da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), responsável pela elaboração do material.
O ‘Maratona Revisa’ é composto por dois cadernos de uso exclusivo do aluno e do professor. “O do professor é totalmente dialógico, com dicas e sugestões. Ele traz também o passo a passo que deve ser seguido pelo educador para alcançar bons resultados, incluindo um planejamento de aula”, ressalta Alessandra.
Serão seis edições de maio a novembro, mês de aplicação das provas do Enem. Com mais essa ação pedagógica direcionada, a meta do Governo de Goiás é chegar aos 62 mil estudantes matriculados nas turmas de 3ª série do Ensino Médio em todo o estado e garantir competitividade na hora de competir por uma vaga no ensino superior.
Preparação
A iniciativa do Núcleo de Recursos Didáticos da Seduc/GO se soma a outras importantes ações educacionais do Governo de Goiás, criadas com o intuito de garantir uma boa preparação dos estudantes para o Enem, a exemplo dos projetos ‘Goiás Bem no Enem’, ‘Redação Nota Mil’ e ‘Revisa Goiás’.
Implantado em 2019, o ‘Goiás Bem no Enem’ inclui aulas presenciais uma vez por mês e também aulas transmitidas dos estúdios da TV Brasil Central, aos sábados. Já o ‘Redação Nota Mil’ trabalha desde março deste ano com a proposta de desenvolver a escrita efetiva com os estudantes, dentro dos critérios exigidos pelo sistema avaliativo do Ministério da Educação (MEC).
Com alcance maior, o ‘Revisa Goiás’ surgiu em fevereiro de 2023 com o objetivo de recompor a aprendizagem não só dos alunos do Ensino Médio como também dos estudantes do 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, prejudicados com a suspensão das aulas presenciais durante a pandemia da Covid 19.