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Seduc empossa diretoria do primeiro Fórum de Educação Escolar Indígena

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou a cerimônia de posse dos integrantes do primeiro Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena de Goiás (FEEEI/GO). Foram nomeados, para um mandato de dois anos, 29 membros, entre titulares e suplentes.

 

A diretoria é composta pelo vice-cacique Tapuia da aldeia Carretão, Wellington Vieira Brandão, no cargo de presidente; Sinvaldo Oliveira Saraiva, dos povos Iny/Karajá, no cargo de vice-presidente; e Valdirene Leão Gomes, também Iny/Karajá, como secretária-executiva.

 

A secretária estadual da Educação Fátima Gavioli informou que desde 2019, o Governo de Goiás trabalha na criação deste grupo. “No Fórum serão apresentadas sugestões, discussões e políticas para que os professores ensinem melhor e as crianças tenham um melhor aprendizado”, destaca.

 

A coordenadora de Educação Escolar Indígena do MEC, Rosilene Tuxá, explica que o fórum tem uma importância muito grande não só para os povos indígenas, mas para o Estado. “Com certeza é um momento histórico. Mostra o quanto a comunidade indígena é assistida e é isso que eles precisam: políticas pensadas para os povos indígenas com a participação dos povos indígenas,” ressalta a coordenadora.

 

Para primeiro presidente do FEEEI/GO, Wellington Vieira, trata-se da consolidação de uma demanda importante para a comunidade indígena. Ele lembrou que, com a criação do fórum, as possibilidades de diálogo, conquistas e garantias de direitos são ampliadas, além da relação direta com a Seduc e com o governo estadual.

 

FEEEI

 

O Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena de Goiás (FEEEI/GO) foi criado pelo Governo de Goiás no dia 03 de agosto de 2022, por meio de um decreto governamental. Este é o primeiro fórum e o intuito é assessorar os programas e ações de promoção e desenvolvimento da Educação Escolar Indígena em todos os níveis e modalidades ofertadas pela rede pública estadual de ensino.

 

O FEEEI deve propor e discutir políticas e projetos de valorização das culturas indígenas e propiciar a manutenção e formulação dos programas específicos da Educação. Entre as suas competências, está, também, a organização de ações que fortaleçam o ensino e a aprendizagem dos estudantes das comunidades escolares indígenas.