Press "Enter" to skip to content

Seduc recebe doação de mais de 1.000 smartphones

Nesta quinta-feira, às 9h, no Palácio das Esmeraldas, o governador Ronaldo Caiado lança o Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos (Sukatech), que busca recuperar computadores e outros aparelhos para doá-los a escolas e organizações da sociedade civil.

Durante o evento, 1.136 smartphones doados pela Secretaria Especial da Receita Federal em Goiás, por intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), serão entregues para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para auxiliar no atendimento de alunos da rede estadual sem acesso à internet.

Durante a solenidade, o governador assinará o decreto de criação do Sukatech. O programa ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e objetiva auxiliar na formação profissional de jovens na área de tecnologia da informação e apoiar o descarte responsável de materiais, periféricos e equipamentos de informática da administração pública. O Estado pode receber a doação destes materiais de organizações públicas e privadas.

É prevista a implantação de um Centro de Recondicionamento de Computadores e Capacitação (CRC). “Ele será implantado em uma das unidades da Escola do Futuro, onde vamos modificar a vida de muitos jovens por meio do conhecimento e aprendizado de uma nova profissão, além de transformar o que poderia virar lixo tecnológico, em equipamentos para escolas e organizações sociais”, informa o titular da Sedi, Marcio Pereira.

Estão previstos investimentos de R$ 2,9 milhões, para  três anos de projeto. Os recursos, oriundos do Tesouro Estadual, serão utilizados para implantação da estrutura física e tecnológica

Doação de smartphones

A doação de 1.136 aparelhos smartphones, que serão entregues à Seduc, atende a pedido feito pela SIC à Secretaria Especial da Receita Federal em Goiás. Segundo o titular da SIC, Adonídio Neto, esses aparelhos são advindos do trabalho da Receita Federal no combate ao descaminho e ao contrabando. Destes aparelhos, 100 beneficiarão professores da rede estadual com baixa conectividade e 1.036 auxiliarão estudantes sem acesso à internet.

Segundo a superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Seduc, Patrícia Coutinho os smartphones serão doados aos alunos das regionais de Educação que apresentam os maiores índices de estudantes sem acesso à internet. Segundo dados do Painel de Monitoramento, são elas: Águas Lindas, Aparecida de Goiânia, Campos Belos,Luziânia, Novo Gama e Posse. Os smartphones virão com  chips com internet, doados pela Vecto Mobile, empresa especializada em internet das coisas.