Home»Cotidiano»Seduce abre debate com Seminário Internacional de Habilidades Socioemocionais

Tema já foi inserido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dada sua importância

0
Shares
Pinterest Google+ Whatsapp
Entre os palestrantes estão Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper; Filip De Fruyt, psicólogo e docente na Universidade de Ghent, na Bélgica; e Raquel Teixeira, ex-secretária de Educação, professora de linguística aposentada da UFG
A capital goiana recebe nesta terça-feira (15), o Seminário Internacional Habilidades Socioemocionais. Voltado para 600 diretores escolares, o evento realizado na Universidade Alfa, desde as 14 horas, tem como objetivo sensibilizar educadores quanto às propostas da política pública Diálogos Socioemocionais, que é implementada na rede estadual a partir deste mês.
A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). A programação será aberta pelo professor Marcos das Neves, atual titular da Seduce. Entre os palestrantes estão Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper; Filip De Fruyt, psicólogo e docente na Universidade de Ghent, na Bélgica; e Raquel Teixeira, ex-secretária de Educação, professora de linguística aposentada da UFG. Estudos nacionais e internacionais ressaltam a relevância das competências socioemocionais para a vida escolar e futura dos estudantes. Essas pesquisas apontam correlação entre algumas competências e a melhoria do aprendizado e do ambiente escolar.
O desenvolvimento dessas habilidades favorece, por exemplo, o aprendizado em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática; tem influência na permanência do aluno na escola e na diminuição de ocorrências de violência na comunidade. O tema é tão relevante que foi inserido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No documento consta um conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Newsletter do Jornal Diário do Estado – Assine já!

Comente á vontade!