Seed anuncia terceirização da gestão em escolas estaduais do Paraná: entenda o novo programa para melhorar o ensino

O Governo do Paraná decidiu que 70 escolas estaduais que não atingiram o quórum nas consultas públicas sobre a aprovação do Programa Parceiro da Escola deverão receber o projeto com gestão terceirizada. Conforme a decisão da Secretaria de Estado da Educação (Seed), 177 escolas receberam as consultas públicas, sendo que a comunidade escolar de 10 escolas aprovou a implementação do projeto, enquanto 84 escolas o recusaram.

Com a determinação da Seed, 82 escolas do Paraná estão programadas para receber o programa de terceirização da gestão. Empresas privadas serão responsáveis pelo gerenciamento administrativo das escolas, assim como pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. A Secretaria avaliou as escolas que não atingiram o quórum com critérios técnicos, considerando fatores como divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), avaliações abaixo da média estadual e frequência escolar abaixo de 85%.

No total, três empresas privadas foram habilitadas para gerir as escolas estaduais no Paraná. Os grupos educacionais Apogeu, Tom Educação com apoio do grupo Positivo e Rede Decisão, e Salta serão responsáveis pela gestão de um determinado número de escolas de ensino fundamental e médio. Com 17 empresas envolvidas no programa, o objetivo é melhorar a gestão administrativa e a qualidade do ensino nas escolas estaduais.

Além das 10 escolas que aprovaram o projeto e das 70 decididas pela Seed, duas escolas que já executam o projeto-piloto do Programa Parceiro da Escola também estão incluídas na lista para receberem a terceirização da gestão. Com a determinação de inclusão no programa, espera-se melhorias na eficiência e na qualidade do ensino oferecido nas escolas estaduais do Paraná.

A implementação do Programa Parceiro da Escola visa proporcionar um ambiente escolar mais organizado e eficiente, garantindo uma gestão adequada para o desenvolvimento educacional dos alunos. Com a terceirização da gestão, as escolas têm a oportunidade de contar com profissionais especializados em administração escolar, o que pode contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e para o bem-estar da comunidade escolar.

A Seed divulgou a lista das escolas que receberão o programa Parceiro da Escola, incluindo os resultados das consultas realizadas pela comunidade escolar. Com a gestão terceirizada, há a expectativa de um melhor aproveitamento dos recursos, contribuindo para a qualidade do ensino e para o desenvolvimento contínuo das escolas estaduais do Paraná. Este é mais um passo do Governo para melhorar a educação no estado e garantir um ambiente escolar mais favorável ao aprendizado dos alunos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Redemoinho de Poeira Atinge Supermercado em Santa Catarina: Momento de Pânico Filmado em Vídeo. Saiba mais sobre esse Fenômeno Atmosférico.

O supermercado estava cheio de clientes quando um redemoinho repentino o atingiu em Santa Catarina. Segundo a proprietária Eline Marcotto Piran, o telhado foi arrancado e parte do forro de dentro caiu, resultando em um momento de pânico para todos os presentes. Um vídeo capturou o instante exato desse evento surreal. Conhecido como “Demônio da Poeira”, esse fenômeno atmosférico se formou na cidade de Chapecó, a maior do Oeste catarinense.

O redemoinho de poeira atingiu o supermercado em uma tarde de segunda-feira movimentada. Apesar do susto, a sócia-proprietária tranquilizou a situação ao afirmar que, apesar do pânico generalizado, ninguém saiu ferido. O Dust Devil é um fenômeno comum em áreas secas, conforme explicou o meteorologista Piter Scheuer. Ele ocorre devido a diferenças de ventos nas camadas atmosféricas, formando um vórtice que pode se estender verticalmente.

A Defesa Civil de Chapecó não tinha conhecimento do caso até o dia seguinte, mas prometeu verificar os estragos ocasionados pelo redemoinho no supermercado. A proprietária tentou contatá-los sem sucesso e, então, a equipe responsável pelo estabelecimento se dedicou a reparar o telhado danificado. Esse tipo de incidente não é inédito na região, como foi o caso em Balneário Camboriú, onde um banhista foi arrastado por um redemoinho similar que atingiu a praia central.

Em 2022, um incidente semelhante foi registrado na Praia Central de Balneário Camboriú, despertando atenção nas redes sociais. O momentâneo caos causado pelos guarda-sóis voando e o banhista sendo arrastado foram flagrados em imagens que circularam na internet. Os redemoinhos são conhecidos por levantarem objetos leves em seu caminho, tornando-se um espetáculo temido pela sua imprevisibilidade. É importante manter-se informado sobre eventos climáticos e tomar as precauções necessárias para se proteger de tais fenômenos naturais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp