Press "Enter" to skip to content

Segundo caso de raiva em morcego é registrado em Goiânia

Última atualização 12/04/2023 | 15:28

Um morcego com raiva foi apreendido na Vila João Vaz, em Goiânia. É o segundo caso registrado na capital em 2023, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O mamífero foi encontrado morto em uma casa e não teve contato com pessoas, cachorros ou gatos. O risco é o de transmissão da doença para os animais domésticos e possível infecção de seres humanos.

 

Uma força-tarefa está aplicando o imunizante contra a raiva nos em cães e gatos na região do entorno da casa onde o morcego foi encontrado. Os agentes e veterinários da pasta estão visitando as residências em busca ativa e aplicando as doses de antirrábica nos animais com o esquema desatualizado. A vacina previne a doença mesmo que haja contato dos animais com o mamífero voador. 

 

A Vigilância de Zoonoses orienta a população a não matar nem tocar em morcegos. Em caso de mordida, a vítima deve lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde. A recomendação é acionar a equipe em casos suspeitos de morcegos encontrados mortos e manter cães e gatos distantes. O telefone do local é (62) 3524-3131 ou 3524-3124 em horário comercial e (62) 3524-3130 no período noturno, fins de semana e feriados.

 

De acordo com a SMS, o morcego é da espécie frugívora Artibeus lituratus. É uma das espécies de morcegos mais comuns no Brasil, de acordo com o  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em 2022 foram contabilizados 71 casos suspeitos, dos quais apenas 16 foram positivos. Considerando 2019 e 2022, além da queda de casos confirmados, também houve redução de 27,5% na quantidade de casos suspeitos da doença.  

 

O presidente da Agrodefesa, José Essado, ressalta que os resultados positivos são decorrentes da intensificação das ações de controle dos morcegos hematófagos, que são os agentes transmissores, e do “esforço do Governo de Goiás ao estabelecer as campanhas de vacinação obrigatória”. A vacinação é obrigatória entre maio e novembro nos 121 municípios classificados como de alto risco para a doença. 

 

A raiva dos herbívoros, que acomete bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos, além de mamíferos domésticos, é um mal causado por vírus e se caracteriza também como zoonose porque afeta os humanos. Sem prevenção e controle de transmissores, ela pode causar danos à saúde pública e prejuízos aos pecuaristas e à economia do Estado.

Ações

As autoridades em saúde de Goiânia e de outros municípios goianos realizam constantemente a captura e controle de morcegos, além da adoção de outras medidas de vigilância e prevenção que ajudaram a conter a doença. Uma vez contaminados, os animais desenvolvem a doença e morrem. Os cuidados devem ser seguidos também por pecuaristas devido ao risco de contaminação do rebanho.