Press "Enter" to skip to content

Segundo pesquisa crianças até 5 anos podem ser super transmissoras de coronavírus

Pesquisadores estadunidenses observaram 145 pacientes em uma cidade norte-americana e descobriram que as crianças com menos de cinco anos são um fator importante na transmissão de Covid-19. Isso acontece devido ao vírus estar presente em níveis elevado nos narizes das crianças em comparação com outros grupos etários, de acordo com estudo publicado na revista cientifica JAMA Pediatrics.

Os autores examinaram, entre 23 de março e 27 de abril, 145 pacientes com sintomas moderados de Covid-19, em Chicago. Foram excluídos doentes com infecção severa devido a baixos valores de tomografia computadorizada (TC), pacientes com durações indeterminadas de sintomas, e que começaram os sinto a mais de uma semana antes dos estudos.

Os pesquisadores dividiram os pacientes em três grupos: o primeiro com 46 crianças de até cinco anos de idade, o segundo com 51 crianças entre 5 e 17 anos e o terceiro com 48 adultos entre 18 e 65 anos.

Segundo a equipe as diferenças observadas nos valores medianos da TC entre crianças até 5 anos e adultos se aproximam a uma quantidade de 10 a 10 vezes maior de SARS-CoV-2 no trato respiratório superior de crianças pequenas.

“Assim, as crianças pequenas podem ser agentes potencialmente importantes de propagação do SARS-CoV-2 na população em geral, como foi demonstrado com o vírus respiratório sincicial, onde as crianças com altas cargas virais são mais propensas a transmitir.”, relatou a equipe.