Julgamento do golpe: sem protestos, Supremo Tribunal Federal tem segurança reforçada com drones; filhos de Bolsonaro fazem vigília em condomínio
Mais de 3 mil pessoas se inscreveram para acompanhar o julgamento presencialmente. Na segunda (1°), Carlos e Jair Renan Bolsonaro participaram de vigília no condomínio onde Bolsonaro cumpre a prisão domiciliar.
Drones com câmeras térmicas são usados para reforçar segurança no STF
Drones com câmeras térmicas são usados para reforçar a segurança no Supremo Tribunal Federal
O julgamento da trama golpista, iniciado no Supremo Tribunal Federal (STF) na manhã desta terça-feira, em Brasília, tem segurança reforçada com drones e câmeras térmicas.
Até a última atualização da reportagem, não foram registrados protestos na frente do Supremo. Mais de 3 mil pessoas se inscreveram para acompanhar a sessão presencialmente.
Na noite de segunda (1°), Carlos Bolsonaro e Jair Renan Bolsonaro e outros apoiadores do ex-presidente fizeram uma vigília no condomínio onde ele cumpre a prisão domiciliar.
Carlos Bolsonaro (à direita) e Jair Renan Bolsonaro cumprimentam apoiadores do pai durante vigília. Foto: Evaristo Sa / AFP
O ex-presidente vive no condomínio Solar de Brasília, localizado no Jardim Botânico, área nobre da capital federal.
Desde o último dia 4 de agosto, o ex-mandatário está em prisão domiciliar determinada pelo ministro Alexandre de Moraes do STF.
Os drones são acionados remotamente e serão controlados pelos agentes de segurança.
Já na manhã desta terça (2), horas antes do início da primeira sessão na Suprema Corte, cães farejadores foram utilizados para uma nova varredura nas proximidades do prédio.
Cães farejadores fazem varredura no STF. Foto: TV Globo
Além disso, também foi criada uma célula presencial de inteligência, que reúne vários órgãos distritais e nacionais para monitorar a situação em tempo real.
O STF credenciou 501 jornalistas de imprensa brasileiros e do exterior. Além dos profissionais de imprensa, mais de 3,3 mil pessoas se inscreveram para acompanhar as sessões.
O julgamento da trama golpista
A Primeira Turma do STF inicia nesta terça-feira (2) o julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete ex-auxiliares, acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentativa de golpe de Estado entre o fim de 2022 e o início de 2023.