Nesta terça-feira (10) foi apresentado o programa de comparação facial Harpia. O sistema será utilizado para identificar suspeitos ou vítimas de crime, além de coibir fraudes em documentos.
O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SPAP), Ricardo Balestreri, participou do evento e afirmou que este “é um dos melhores sistemas de identificação do mundo”.
Na apresentação, técnicos do Instituto de Identificação de Goiás explicaram que os testes comprovaram que o sistema consegue, inclusive, fazer comparações com retratos falados e identificar pessoas que fizeram cirurgias plásticas para mudar a fisionomia.
O programa é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Cerca de 50 mil fotos já foram cadastradas. A plataforma compara uma imagem feita na hora com as que estão inseridas no banco de dados.
O Harpia também foi elogiado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Gilberto Marques. “Sem dúvidas, é um sistema que vai auxiliar muito no combate e na solução de crimes”, disse.
Também foram apresentadas soluções tecnológicas para o sistema de Segurança Pública e Justiça, como o programa de digitalização de impressões digitais, que está sendo desenvolvido desde 2016.