Seinfra não cumpre prazo para reformar bueiros e população teme acidentes no Solar Bougainville, em Goiânia

A precária condição das bocas de lobo da rua SB-9, no Residencial Solar Bougainville, em Goiânia, virou motivo de dor de cabeça para a população da região que teme acidentes. O problema foi denunciado pelo jornalismo do Diário do Estado no dia 09 de dezembro. No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana de Goiânia (SEINFRA) informou que mandaria uma equipe no local para vistoriar e realizar os reparos necessários até o dia 23 do mesmo mês. Entretanto, os moradores denunciaram que até está terça-feira (28/12), o problema não havia sido resolvido.

Em entrevista ao DE, o pedreiro Ronaldo dos Santos, de 56 anos, explicou que a população tem medo de que um criança ou animal caia nos bueiros da rua, devido ao intenso fluxo de pessoas que frequentam uma praça pública e uma escola situadas na via. Ao todo, seis bocas de lobo estão com as tampas danificadas e entupidas, situação que tem provocando alagamentos na rua.

Segundo Ronaldo, durante as fortes chuvas, a enxurrada entra nas residências e deixa a via quase que intrafegável. O pedreiro diz ainda que a população já fez um abaixo assinado para levar a prefeitura, afim de melhorar a segurança da rua e tapar os bueiros. Entretanto, os moradores nunca tiveram retomo.

“É muito perigoso, o mato tampa algumas bocas de lobo, e ai fica fácil uma crianças ou animal cair dentro de uma vala. A escola, por exemplo, fica de frente a uma boca de lobo aberta. Quando a criança sai da escola, às vezes está distraída ou conversando com um amigo, pode acabar caindo e se machucando no bueiro. A prefeitura precisa urgente dar uma jeito nesta rua. Eles disseram que viriam até o local arrumar as bocas de lobo, mas nada foi feito”, disse.

Bueiro entupido pelo lixo / Foto: Arquivo pessoal

O DE procurou a SEINFRA para saber o motivo do não cumprimento do serviço, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp