Press "Enter" to skip to content

Quatro meninos são resgatados da caverna da Tailândia

Última atualização 09/07/2018 | 08:46

Após 15 dias presos, o grupo de 12 garotos, de 11 a 16 anos, e do técnico, de 25 anos, teve os primeiros resgates da Caverna localizada no Norte da Tailândia, neste domingo (8). Os primeiros resgatados foram dois meninos, levados para um hospital improvisado, perto da caverna, passaram por exames físicos e logo após foram levados para o hospital da província de Chiang Rai. Ao total foram feitos 4 resgastes.

A perigosa operação teve início na madrugada deste sábado para domingo no Brasil, já no horário local, na manhã de domingo e pode levar ainda dois ou três dias para que todos sejam retirados do local onde estão refugiados na caverna parcialmente inundada.

A missão conta com 18 mergulhadores, sendo 13 especialistas internacionais e cinco tailandeses experientes, que vão conduzir o grupo pelos trechos inundados da caverna, que está complemente no escuro. Toda a operação, considerada complexa e perigosa, pode durar até 4 dias.

Vários dos meninos presos não sabem nadar e nenhum deles já praticou mergulho. O trajeto na caverna de Tham Luan tem vários quilômetros e inclui passagens estreitas e trechos sob a água, sem muito oxigênio.  Para conseguir chegar até o fim do caminho, os meninos receberam aulas de mergulho e serão acompanhados, cada um, por dois mergulhadores, enquanto são gradualmente resgatados.