Seis pessoas condenadas por morte de casal de empresários em SC: detalhes e penas.

seis-pessoas-condenadas-por-morte-de-casal-de-empresarios-em-sc3A-detalhes-e-penas

Seis pessoas foram condenadas pela morte do casal de empresários Valter Agostinho de Faria Junior e Araceli Cristina Zanella em Santa Catarina. O casal desapareceu em 11 de novembro de 2024, e mesmo após uma extensa investigação, seus corpos nunca foram encontrados. Os condenados são quatro homens e duas mulheres, todos parentes e amigos entre si. As penas somadas chegam a 364 anos e 11 meses de prisão, envolvendo crimes como latrocínio, ocultação de cadáver e furto.

A sentença foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina na última segunda-feira, e detalha a sequência de fatos que culminou no crime em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Segundo as autoridades, o motivo do assassinato foi um desentendimento relacionado à locação de um imóvel que pertencia às vítimas. A rescisão do contrato resultou em uma tragédia, com o casal desaparecido e seus pertences subtraídos por membros do grupo condenado.

O Ministério Público acusou amigos e parentes dos locatários de participarem do crime. Além do desaparecimento do casal, bens como um carro Volvo, aparelhos celulares, cartões de crédito e móveis foram roubados. O cartão das vítimas foi utilizado para saques, intensificando a gravidade do caso. Mesmo sem os corpos das vítimas encontrados, a Justiça afirmou que ainda é possível caracterizar o crime de latrocínio com base em provas indiretas.

As penas impostas aos condenados variaram de 50 a 64 anos de prisão. Três réus receberam a mesma pena de 62 anos e quatro meses, enquanto um quarto condenado terá que cumprir 63 anos e um mês de reclusão. Uma das condenadas ficará em prisão domiciliar, sujeita a medidas de segurança. O delegado responsável pelo caso destacou a importância de não permitir que crimes tão graves fiquem impunes, mesmo diante da ausência dos corpos das vítimas.

O casal, Valter Agostinho e Araceli Zanella, estava junto há cinco anos e planejava se mudar para uma propriedade na praia em Governador Celso Ramos. Sua loja em Biguaçu foi fechada há cerca de um mês, e eles estavam se preparando para uma nova fase após a aposentadoria de Valter. A tragédia que se abateu sobre eles chocou a comunidade local e resultou em uma investigação minuciosa que culminou nas condenações dos responsáveis pelo crime.

A justiça foi feita para o casal de empresários brutalmente assassinados, e aqueles envolvidos no crime agora enfrentam as consequências de seus atos. A dor e a perda de Valter e Araceli nunca serão totalmente superadas por seus familiares e amigos, mas ao menos a punição dos culpados traz um pouco de justiça para aqueles que foram vítimas de uma tragédia tão terrível. Que casos como esse sirvam de alerta para a gravidade dos atos criminosos e da importância de se preservar a vida e a dignidade humana.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp