Seleção brasileira se manifesta sobre Copa América

Após dias de discussão sobre a Copa América no Brasil, os jogadores da seleção brasileira quebraram o silêncio e se manifestaram publicamente sobre a realização dos jogos que devem começar no próximo domingo (13). A nota conjunta foi publicada nas redes sociais dos jogadores nesta terça-feira (8) após a vitória sobre o Paraguai, por 0 a 2.

Somos um grupo coeso, porém com ideias distintas. Por diversas razões, sejam elas humanitárias ou de cunho profissional, estamos insatisfeitos com a condução da Copa América pela Conmebol, fosse ela sediada tardiamente no Chile ou mesmo no Brasil – diz trecho do manifesto.

Desde que o Brasil foi anunciado como sede do jogos, na segunda-feira passada, nenhum dos jogadores se pronunciou e todas as entrevistas coletivas foram canceladas. O único a falar foi o capitão Casemiro, durante a saída de campo após o jogo contra o Equador, na sexta-feira.

Casemiro afirmou que era evidente a posição dos atletas, mas não deveria dizer qual era. A justificativa era para não perder o foco nos duelos das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Apesar de serem contra à realização da Copa América, os jogadores decidiram, nos últimos dias, que irão disputar os jogos.

Confira o texto publicado pelos jogadores da Seleção na íntegra:

“Quando nasce um brasileiro, nasce um torcedor. E para os mais de 200 milhões de torcedores escrevemos essa carta para expor nossa opinião quanto a realização da Copa América.

Somos um grupo coeso, porém com ideias distintas. Por diversas razões, sejam elas humanitárias ou de cunho profissional, estamos insatisfeitos com a condução da Copa América pela Conmebol, fosse ela sediada tardiamente no Chile ou mesmo no Brasil.

É importante frisar que em nenhum momento quisemos tornar essa discussão política. Somos conscientes da importância da nossa posição, acompanhamos o que é veiculado pela mídia mídia estamos presentes nas redes sociais. Nos manifestamos, também, para evitar que mais notícias falsas envolvendo nossos nomes circulem à revelia dos fatos verdadeiros.

Por fim, lembramos que somos trabalhadores, profissionais do futebol. Temos uma missão a cumprir com a histórica camisa verde amarela pentacampeã do mundo. Somos contra a organização da Copa América, mas nunca diremos não à Seleção Brasileira.”

O Brasil enfrenta a Venezuela no próximo domingo (13) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mateus Vital acerta com clube chinês após reviravolta: Cruzeiro lucrará com negócio

Mateus Vital, do Cruzeiro, viaja para acertar com clube chinês

O jogador ia para o futebol mexicano, mas acabou não comparecendo para tirar o visto de trabalho. Mateus Vital está a caminho do futebol chinês. O jogador, que não integrou o elenco na pré-temporada nos Estados Unidos, parte rumo ao continente asiático ainda nesta terça-feira para realizar exames e concluir o acordo em definitivo com o Shanghai Port. O Cruzeiro vai receber uma compensação financeira pelo negócio.

Inicialmente, dois clubes chineses manifestaram interesse na contratação de Mateus Vital, como o ge adiantou no fim de dezembro. Um deles avançou nas negociações com o jogador e com o Cruzeiro nos últimos dias. O contrato do jogador na Toca da Raposa iria até o fim deste ano. Durante o mês de dezembro, o Cruzeiro chegou a um acordo com o Necaxa, do México, pela transferência do jogador. No entanto, Vital não se apresentou para retirar o visto de trabalho, e o clube mexicano desistiu da negociação.

Vital ficou ausente nos dois últimos jogos do Cruzeiro na temporada devido a uma amigdalite, segundo o clube mineiro. O meia chegou ao Cruzeiro no início de 2023, sob gestão da equipe de Ronaldo Fenômeno, que já havia tentado levá-lo ao Valladolid, da Espanha, que também é do ex-atacante. Contudo, o jogador não conseguiu se firmar, enfrentou lesões e acumula apenas 71 jogos em dois anos, com três gols e três assistências.

Cruzeiro deve desembolsar cerca de R$40 milhões pelo zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo. O clube celeste está próximo de um acordo com o time carioca pelo jogador. Além disso, o Cruzeiro receberá um jovem do Atlético-GO em uma negociação envolvendo Anderson, prestes a ser anunciado. A Raposa está se preparando para a temporada de 2025 com uma janela agressiva de contratações visando concretizar seus objetivos. Assista mais novidades do Cruzeiro e fique por dentro de tudo sobre o clube na GE, na Globo e no SporTV.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp