Press "Enter" to skip to content

Sem cuidados, quarta-feira de cinzas pode chegar antes do esperado

Última atualização 19/02/2023 | 20:32

Após dois anos sem as tradicionais festas de carnaval, ou realizadas com restrições, em 2023 tem muito folião com energia para gastar nos próximos dias. Mas essa animação toda não é motivo para nos esquecermos da saúde, principalmente a alimentar.

E nessa agitação em que as pessoas mudam sua rotina e passam muito tempo na rua, pulando e dançando debaixo de sol e chuva, o grande desafio é se manter saudável e nutrido para cair na folia. E é aí que mora o perigo, segundo explica a nutricionista clínica Ieda Fazani, que atende no Órion Complex, em Goiânia. “Devemos pensar de forma simples e consciente evitando os excessos e tudo aquilo que pode causar prejuízo a nossa saúde”, alerta a especialista.

A desidratação, a intoxicação alimentar e o coma alcoólico são as ocorrências mais frequentes nos serviços de atendimento de urgência à saúde. Todos são ocasionados por escolhas erradas na hora de aliar alimentação e bebidas no período da folia. Para que sua quarta-feira de cinzas não chegue mais cedo do que devia, confira a seguir algumas dicas simples, mas fundamentais, dadas pela especialista.

O que comer?

Nesses dias de folia o ideal é que as pessoas comam alimentos ricos em fibras como pães e biscoitos integrais e carboidratos como verduras e legumes. “Outra dica é comer frutas com casca, que são ricas em vitaminas e minerais e, ao mesmo tempo, são fonte de energia de rápida absorção pelo organismo”, orienta a nutricionista.

O que devo evitar?

Os foliões devem evitar aqueles alimentos em que o organismo precisa de mais tempo para fazer digestão. “Durante os dias de festa, evite comidas muito gordurosas, como feijoada, frituras, embutidos e principalmente churrasco em excesso, além daqueles alimentos que possuem muito açúcar”, esclarece Ieda Fazani.

Se beber, coma também

O consumo de bebida alcoólica durante o carnaval para a maioria dos foliões é algo quase que inevitável. Portanto, se for beber, não descuide da alimentação, essa é outra dica da nutricionista Ieda.

Ela explica que o álcool é o que os nutricionistas chamam de caloria vazia, ou seja, sem valor nutricional adequado. Consumir bebida alcóolica com estômago vazio propicia uma agressão maior à mucosa do estômago. “Se a pessoa tiver facilidade para ter uma gastrite, que é um ferimento na base do estômago, essa doença será desencadeada com facilidade causando uma ferida no orgão”, exemplifica a especialista.

A nutricionista chama atenção para o fato que comer e beber é melhor não só pela questão da proteção do estômago, mas, por outros fatores “O ideal é manter o estômago protegido com algum sustento, evitando também que haja alteração da glicemia, pois, para metabolizar o álcool, o corpo gasta muita energia e a nossa principal fonte de energia é a glicose, obtida por meio da alimentação”, explica Ieda.

Olha, olha a água mineral

Todos sabemos que beber água é um passo básico, essencial para manter o funcionamento do corpo e, se tratando desses longos dias festivos, o primordial é deixar o corpo sempre bem hidratado. “Um adulto de alta ou média estatura, deve ingerir pelo menos de dois a três litros de água por dia. Nessa agitação do carnaval é importante evitar bebidas adoçadas e gaseificadas, como os refrigerantes. Prefira sempre a tradicional água ou os sucos naturais”, sugere a nutricionista.

Quarta-feira de cinzas e do detox

Depois de quatro dias de folia, mesmo que você tenha se cuidado, a sensação de ressaca pode vir na quarta-feira de cinzas. Em relação à alimentação detox, a nutricionista conta que geramos radicais livres em nosso metabolismo durante todo o tempo, mas sob estresse de uma alimentação irregular e ingestão de bebidas alcoólicas o corpo sofre muito.

Ieda fala que o melhor detox contra a ressaca é a ingestão de muita água, que é o que irá ajudar o fígado a metabolizar a bebida em excesso. “O equilíbrio será sempre o melhor, uma alimentação com fibras suficientes para massagear o intestino com água e proteína, sem exagero de carboidratos e gorduras”, orienta a nutricionista.

Mas, se além de combater a ressaca, você quiser buscar uma sensação de bem-estar, Ieda Fazani apresenta uma receitinha simples. “Água de coco, adicionada de frutas vermelhas; ou água de coco, abacaxi e limão que são excelentes para um detox hidratante”, sugere.