Sem saber que estava grávida, adolescente da à luz em banheiro da UPA de Senador Canedo

Sem saber que estava grávida, uma adolescente de 17 anos deu à luz em um banheiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, nesta segunda-feira (4).

De acordo com funcionários da unidade, a menor chegou à UPA reclamando de fortes dores abdominais. Durante o atendimento, a médica de plantão suspeitou que a adolescente estivesse grávida, ao ser questionada ela negou a gestação. Um exame de gravidez foi solicitado. Porém, antes de ser realizado a menor entrou no banheiro, onde teve parto normal. Assustada, a adolescente teria gritado por ajuda e foi socorrida pela equipe de enfermagem da unidade.

Testemunhas afirmam que o bebê teria caído no vaso, porém, a unidade informou que ele não se feriu. Após atendimento, a mãe e o bebê foram transferidos, em estado regular, para a Maternidade Dona Iris, em Goiânia. A principio, a Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo afirma que eles seriam transferidos para o Hospital Estadual da Mulher (HEMU), entretanto, o redirecionamento foi feito através da Central de Regulação Estadual.

Como o nome da menor não foi divulgado, o Diário do Estado não conseguiu verificar o estado de saúde dela e do bebê.

 

Nota:

“A Prefeitura de Senador Canedo por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que, durante a noite do dia 4 (segunda-feira), a paciente chegou à Unidade de Pronto Atendimento se queixando de dores abdominais. Durante o atendimento, a médica de plantão suspeitou que a adolescente estivesse grávida, ao ser questionada negou a gestação.

Foi solicitado o exame de BHCG, entretanto, durante o percurso até o laboratório paciente entrou no banheiro e teve o parto normal. Após o parto a paciente abriu a porta e chamou a equipe de enfermagem que já prestou os primeiros atendimentos.

A paciente em questão seria transferida para o Hospital Estadual da Mulher (HEMU), entretanto, através da Central de Regulação Estadual, a paciente foi redirecionada para o Hospital e Maternidade Dona Íris.

Prefeitura de Senador Canedo

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp