Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontaram que as temperaturas baixas no estado podem superar as expectativas do goianienses. Para esta terça-feira (04) a previsão do Inmet é que mínima na capital seja de 11ºC, com sensação térmica em temperaturas menores por causa dos ventos fortes.
Apesar disso, segundo a chefe do Inmet em Goiás e Tocantins, Elizabeth Alves, os moradores de Goiânia podem esperar que as temperaturas aumentem no restante da semana, ainda que de forma gradual. Ela explicou que Goiás está sob uma massa de ar frio, a mais intensa do ano, que chegou a regiões e cidades do Estado, como Aragarças e Posse, que costumam manter temperaturas mais elevadas no período.
Mas a chefe do Inmet afirma que a temperatura está dentro do esperado para o mês: em 30 anos, a média para julho ficou em 13 graus. De acordo com a especialista, a sensação térmica também está sendo influenciada pelos ventos fortes – fenômeno que deve cessar no início de agosto.
“É pontual que o mês de julho apresente temperaturas mais baixas, mas a partir da segunda dezena do mês as pessoas podem esperar uma aliviada no frio”, informa Elizabeth. Em 2016, o mês teve média de 16ºC. A expectativa é de que em 2017 ele feche em 15ºC.