Mesmo em excelente fase na carreira, o brasileiro Hugo Calderano não disputará o WTT Grand Smash de Las Vegas, que começa nesta quinta-feira, 3, nos Estados Unidos. A ausência se deve a questões burocráticas envolvendo o visto de entrada no país.
Atual número 3 do ranking mundial, Calderano havia conquistado recentemente o título da etapa do WTT Star Contender em Liubliana, na Eslovênia. No entanto, ao tentar viajar aos Estados Unidos, foi informado de que não poderia entrar no país utilizando seu passaporte português, como fazia anteriormente.
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, declarou o atleta.
Por ter cidadania portuguesa, Calderano se enquadrava no programa de isenção de visto dos Estados Unidos, mas perdeu esse direito por ter viajado a Cuba em 2023, durante o Pan-Americano, e em 2024, nas qualificatórias para os Jogos Olímpicos. Com isso, passou a precisar de visto regular para entrar em solo americano.
Mesmo com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico Americano, o brasileiro não conseguiu agendar uma entrevista consular a tempo de disputar o torneio.
A temporada tem sido positiva para Calderano. Além do título na Eslovênia, ele foi vice-campeão do Mundial de Tênis de Mesa, realizado em maio, no Catar.