Semad abre nova rodada de levantamento de dados sobre gestão de resíduos sólidos

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) abriu uma nova rodada de levantamento de dados sobre a gestão de resíduos sólidos nos municípios de Goiás.

Nessa nova rodada, a Semad solicita aos municípios que respondam a um formulário on-line com dados alusivos ao ano de 2024. Acesse o formulário aqui!

A gerente de Instrumentos e Apoio à Política de Resíduos Sólidos da Semad, Andreia Alves do Nascimento, afirma que a coleta de informações é imprescindível para a formulação de políticas públicas adequadas.

“A partir dessas informações, vamos construir um panorama abrangente da situação atual do estado e das demandas que precisamos atender”, explica.

RESÍDUOS SÓLIDOS

Entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024, a Semad buscou representantes dos municípios para construir um diagnóstico sobre a situação do estado, o que possibilitou a elaboração de relatório de monitoramento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS).

No dia 1º de agosto deste ano, a secretaria divulgou o relatório com o resultado do monitoramento realizado, apresentando as mudanças ocorridas no cenário de gestão de resíduos do estado desde 2017, ano da publicação do PERS, e a avaliação do cumprimento das metas, diretrizes e programas estabelecidos no plano.

Entre as informações do relatório, está o volume de resíduos sólidos urbanos que os 246 municípios de Goiás geram: 6,9 mil toneladas por dia.

DÚVIDAS?

A Semad realizou uma capacitação on-line para esclarecer possíveis dúvidas de gestores municipais sobre o preenchimento do formulário. Assista abaixo:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp