Press "Enter" to skip to content

Semad entrega ao Iphan objetos de pedra lascada encontrados em parque de Jaraguá

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) cedeu, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cinco objetos históricos encontrados, entre 2016 e 2022, nas imediações do Parque Estadual da Serra de Jaraguá (Pesj). Os itens foram descobertos por representantes da pasta estadual, durante expedientes rotineiros de manutenção e monitoramento. A entrega dos itens aconteceu na última quinta-feira, 16, em visita de servidores da Semad à mostra “Goiás: 11 mil anos”.

O próprio gestor do Pesj, Rodrigo Arantes, que também é arqueólogo, foi responsável pela identificação dos objetos encontrados: um machado de mão e outros quatro instrumentos menores, confeccionados em sílex e quartzito. Os instrumentos são definidos como “líticos”, feitos com pedra lascada. Arantes acredita que foram descartados por homens que passavam pelo local porque já estavam muito gastos, sem o corte necessário para o uso.

O fato de estes objetos terem sido encontrados no Pesj, explica o gestor, não indica necessariamente que há um sítio arqueológico no local. Contudo, aponta traços da história do local. Arantes ainda explica que, quando um item histórico é encontrado, o ideal a se fazer é notificar o Iphan para a devida coleta – contudo, caso o material seja encontrado em uma área com possíveis riscos de danificação, ele deve ser retirado de lá pela equipe responsável pela descoberta, o que foi feito com as pedras lascadas no parque estadual, em Jaraguá.

Imagem mostra itens feitos com pedra lascada, encontrados nas imediações do Parque Estadual da Serra de Jaraguá; materiais foram cedidos ao Iphan, que realiza mostra “Goiás: 11 mil anos”. (Foto: Semad)

Mostra “Goiás: 11 mil anos”

A Mostra Goiás: 11 mil anos, promovida pelo Iphan-GO, ressalta a necessidade de se preservar a história e a memória do povo goiano. A história de ocupação do Estado de Goiás teve início antes da vinda dos bandeirantes, da fundação dos arraiais mineradores e dos núcleos urbanos. A ocupação do território é datada de cerca de 11 mil anos.

A mostra vem como forma de contar parte dessa história da formação de Goiás. O Iphan catalogou mais de 100 peças para a exposição, como pontas de flechas, carimbos corporais, cachimbos, adornos de pedra-sabão, urnas funerárias e diversos outros itens.