Semad reduz captação no Meia Ponte

Em ofício enviado a todos os usuários da bacia hidrográfica do Alto Meia Ponte na noite de quinta-feira, 29, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, comunicou a decisão de reduzir em 25% as vazões de captação para todas as finalidades de uso na bacia, exceto abastecimento doméstico e criação de animais.

“Essa medida não interfere na água que chega à torneira das pessoas. É importante deixar isso claro. Não há corte ou restrição ao consumo doméstico. Mesmo assim, ressaltamos que é fundamental o uso consciente, é um dever de todos”, afirma Vulcanis.

No momento, o rio está em nível crítico 2, com vazão abaixo de 4 mil litros por segundo. Existe uma deliberação do Comitê de Bacia Hidrográfica (nº 21/2022) que orienta quais medidas podem ser tomadas de acordo com cada nível que o rio alcança.

Para o cenário atual, prevê-se a redução das outorgas em 25%. É importante frisar que a restrição não alcança a captação de água para abastecimento das casas, e tampouco a água consumida pelos animais.

O ofício da Semad mantém a vazão de captação de 2.000 L/s para o abastecimento público da região metropolitana de Goiânia, com a vazão abaixo do ponto de controle podendo chegar até o mínimo de 1.000 L/s.

A secretária Andréa Vulcanis salienta que, além do monitoramento das vazões, a pasta também está em comunicação com as instituições que representam os usuários da água na bacia, para minimizar riscos e potenciais prejuízos decorrentes de período de escassez hídrica.

Os dados referentes à situação hídrica da bacia do Alto Meia Ponte podem ser acompanhados por meio do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos de Goiás (SirhGO). Para acessar o SirhGO, clique aqui.

“Reiteramos a importância da colaboração de todos os usuários para a adequada gestão dos recursos hídricos e a superação deste momento com os menores riscos e prejuízos possíveis”, completa a secretária no ofício.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos