Press "Enter" to skip to content

Semáforos inteligentes prometem melhorar fluidez do trânsito de Goiânia

Última atualização 09/04/2024 | 12:41

Trinta semáforos inteligentes estão sendo instalados em 10 cruzamentos com grande circulação de Goiânia. A medida visa melhorar a fluidez do tráfego, adaptando os tempos semafóricos de forma automática conforme a demanda das vias. Os sensores de vídeo detecção (chamados “Headway“) também serão capazes de manter a sincronia com os demais sinaleiros ao longo da via, contribuindo para uma circulação mais fluida e segura no tráfego urbano.

O novo sistema utilizará um total de 58 câmeras espalhadas pela cidade, que detectarão a presença de veículos, a quantidade e o espaçamento entre eles. Essas informações são fundamentais para determinar os tempos ideais de sinal verde e vermelho em cada momento. O objetivo é garantir um fluxo mais eficiente e seguro, reduzindo os tempos de espera e otimizando os deslocamentos.

O trabalho é realizado Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM).  “A implantação dos semáforos inteligentes é um avanço significativo. Com esses novos equipamentos, teremos maior fluidez em pontos críticos da nossa capital, o que impactará diretamente na qualidade dos deslocamentos”, declarou Marcelo Torrubia, secretário de Mobilidade.

A previsão é de que os novos semáforos inteligentes entrem em operação já na próxima semana, prometendo melhorias significativas no tráfego da capital goiana. As novas câmeras fazem parte de um projeto em expansão. Além dos 30 semáforos já em processo de instalação, outras 28 câmeras estão em estudo para contemplar mais cruzamentos da cidade, conforme as análises da Engenharia de Trânsito da Mobilidade.

Pontos já instalados:

– Avenida T-63 x Avenida Couto Magalhães, Setor Bela Vista – (Quatro câmeras)

– Avenida T-63 x Rua S-5, Setor Bela Vista  – (Três câmeras)

– Avenida T-63 x Avenida T-4, Setor Bueno – (Quatro câmeras)

– Avenida T-63 x Avenida T-5, Setor Bueno – (Três câmeras)

– Avenida T-63 x Avenida T-15, Setor Bueno – (Três câmeras)

– Avenida 136 x Rua 90, Setor Sul – (Uma câmera)

– Avenida Deputado Jamel Cecílio x Avenida E, Jardim Goiás – (Quatro câmeras)

– Avenida Deputado Jamel Cecílio x Avenida L x Rua 69, Jardim Goiás – (Três câmeras)

– Avenida Deputado Jamel Cecílio x Rua 136, Jardim Goiás – (Duas câmeras)

– Avenida Deputado Jamel Cecílio x Rua PL-4 (três câmeras), Jardim Goiás – (Três câmeras)