A semana deve ser de muito sol e calor em Goiás. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), de segunda a quinta-feira, o tempo permanecerá com predomínio de sol, temperaturas elevadas e umidade relativa do ar em declínio, chegando até a ficar abaixo dos 20%, o que significa estado de alerta.
Goiânia deve permanecer com temperaturas na casa dos 35ºC e umidade em 18%. A Região Oeste e Norte do Estado devem registrar os maiores registros de calor durante esta semana, chegando na casa dos 39ºC.
Confira a previsão para esta segunda-feira:
Goiânia: mínima de 19ºC e máxima de 33ºC
Anápolis: mínima de 18ºC e máxima de 31ºC
Jataí: mínima de 19ºC e máxima de 35ºC
Rio Verde: mínima de 19ºC e máxima de 33ºC
Luziânia: mínima de 17ºC e máxima de 30ºC
O clima deve amenizar a partir de quinta-feira, 14, quando o Centro-Oeste receberá uma frente fria vinda da região sudeste do Brasil. O tempo deve favorecer a formação de pancadas de chuvas em áreas isoladas na parte sul do estado de Goiás.
Alerta para queimadas
Devido ao forte calor e tempo seco, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, declarou situação de emergência ambiental devido alta possibilidade de incêndio florestais em todas as regiões. A decisão proíbe o uso de fogo em vegetação, exceto quando há autorização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Segundo o Cimehgo, até o momento, foram registrados 80 incêndios florais.