Semana começa com calor e risco de temporais em diversas regiões de Goiás

Ciclone extratropical na costa leste pode causar chuvas e baixas temperaturas em Goiás

O tempo no início desta semana deve permanecer marcado com calor e chuvas. A previsão é que ocorram tempestades em diversas regiões de Goiás. As temperaturas elevadas e as pancadas de água, especialmente no fim da tarde, são a “cara” do verão. A combinação deve incluir ventos e raios. Em Goiânia, os termômetros podem chegar a 31ºC, mas a sensação térmica pode ficar bem acima.

 

De segunda a quinta-feira, a expectativa é de formação de áreas de instabilidade em diversos pontos do estado por causa do calor e da umidade. O fim de semana, entre sexta e domingo, não deve ser menos quente, mas haverá pouca ou nenhuma chuva, dependendo do município. As informações são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

 

As regiões norte, oeste e sudoeste goianas devem registrar os maiores acumulados de chuva: 30 milímetros nesta segunda-feira, 20. A capital pode ter 10 milímetros. Para amanhã, terça-feira, 21, a chuva nas porções oeste e sudoeste chegarão a 35 milímetros, segundo o Cimehgo. O estado de Goiás está com alerta de perigo potencial para possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

 

O  Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil  (Inmet) recomenda não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de necessidade, basta ligar para a Defesa Civil (telefone 199) e para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos