Press "Enter" to skip to content

Semana começa com sol forte e muito calor em Goiás

Última atualização 27/02/2023 | 08:38

As chuvas fortes dos últimos dias devem dar uma trégua nesta segunda-feira, 27. A previsão é que o dia seja marcado por sol e muito calor em Goiás. A temperatura na capital pode alcançar 32ºC, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). A explicação é um sistema de alta pressão localizado sobre Minas Gerais que influenciará as condições do tempo no estado.

 

Como resultado do fenômeno, a semana terá menos pancadas de água por causa da dificuldade de formação de nuvens de chuva. A combinação de calor e umidade, no entanto, pode resultar em chuvas isoladas “típicas de verão” acompanhadas de rajadas de vento e raios.  Os indicadores meteorológicos apontam para uma virada no tempo e alívio do calor entre quinta, 02, e sexta, 03. “A expectativa é pelo avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil que vai colaborar para a formação de áreas de instabilidade em nosso estado”, informa o Cimehgo.

 

Para os próximos meses, o prognóstico é de março e abril com menos chuvas. A região sudoeste começará a ter tempo mais estável, com pancadas menos frequentes e esporádicas a partir de março. A tempestade que atingiu a capital na semana passada era esperada, mas surpreendeu em algumas localidades. Os registros do Cimehgo apontam acumulado de 9,2 mm no centro de Goiânia, enquanto houver 91 mm nos setores Marista e Buenos.

 

A avenida Anhanguera ficou alagada a ponto de os pedalinhos do lago das Rosas invadirem a pista. O posto de atendimento de emergência de um plano de saúde próximo ao parque Zoológico também foi invadido pela água. A zona norte da capital também foi bastante afetada. Na perimetral norte, três carros ficaram ilhados após alagamento com a chuva e o muro de uma casa foi derrubado com a força da água.

 

Confira a temperatura para os principais municípios goianos:

Fonte: Cimehgo