Semana de Música movimenta escolas de Terezópolis

Evento conta com músicos renomados da MPB

As escolas municipais de Terezópolis recebem na próxima semana, de 20 a 25, o projeto Semana de Música, comandado pelo professor Michael Bigudi do Instituto de Música MB  e apadrinhado pelos consagrados músicos, hoje residentes em Terezópolis, Bororó e Francisco Aafa.

As atividades serão realizadas nas cinco escolas municipais de Terezópolis e na creche do município seguindo um cronograma de um dia inteiro de atividades em cada unidade escolar. Serão realizados teste de aptidão musical para incentivar as crianças, brincadeiras lúdicas e apresentações folclóricas, muitas com a temática nordestina que remetem o TerêOxente Festival Gastronômico realizado com sucesso em abril desse ano, integrante da iniciativa. Nas cinco unidades escolares  de Terezópolis estudam em torno de mil alunos de 6 a 14 anos de idade.

A iniciativa acontece com apoio da prefeitura municipal por meio da Secretaria de Educação e Cultura comandada pela secretária Maria Lúcia Rodrigues de Araújo e da Superintendência de Turismo, Indústria e Comércio, sob o comando de Deyne Wirginia. O projeto Semana de Música conta com a parceria do Restaurante Brioso e Manhoso.

Segundo o professor Bigudi, o Projeto Música nas Escolas visa fomentar e incentivar as práticas musicais dentro e fora das salas de aula e despertar entre crianças e jovens o interesse pela arte. “É um trabalho conjunto com participação efetiva da Secretaria Municipal de Educação no sentido de envolver toda comunidade escolar. Os professores irão ministrar em sala, durante o período do evento, conteúdo interdisciplinares sobre a cultura musical, social e ambiental. Com isso daremos um passo firme para a formação e socialização de crianças e adolescentes”, explica o professor.

O Prefeito Francisco Alves Júnior-Juninho, garante que pela grandiosidade e reflexo social a prefeitura abraçou o projeto. “A música enriquece o processo educativo como um todo. O projeto Música nas Escolas é um rico instrumento que facilita o aprendizado e a socialização dos alunos. É um privilégio contarmos com o apoio de Bororó e Chico Aafa, dois mestres da música brasileira, ” enaltece a iniciativa.

Padrinhos

O goianiense Bororó Felipe, um dos instrumentistas mais talentosos e premiados do Brasil, mostra entusiasmo ao apadrinhar o projeto. “Me alegra muito poder contribuir com esse trabalho de importância fundamental para a formação do ser humano através da música. Essa é a linha que sigo, disseminar a  arte para colher bons frutos do seu papel transformador. Temos que fazer a nossa parte na busca de um mundo mais justo e melhor”, sentencia Bororó.

O consagrado cantor e compositor Chico Aafa, natural de Terezina-Piauí, vive em Goiás desde criança e agora, como Bororó, também é ilustre morador de Terezópolis. Ele acredita que  a união de ideias e a visibilidade do projeto Música nas Escolas trarão um resultado grandioso com reflexos positivos para toda sociedade. “Me alegra muito saber que existem tantas pessoas envolvidas com um projeto nobre como esse. É uma responsabilidade que cumpro com prazer, contribuir com esse município cuja juventude só tem a ganhar com acesso à cultura”, afirma Aafa.

A semana de música terá encerramento especial, no dia 25.11 com a realização de um pique-nique no Ginásio de Esportes a partir das 18h com a participação de toda família escolar e dos moradores de Terezópolis. E claro, muita animação com um show da Banda MB, apresentação de alunos das escolas envolvidas no projeto e participação especial dos artistas Chico Aafa e Bororó.

Fonte: Divulgação

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos