Press "Enter" to skip to content

Semana de trabalho de quatro dias gera benefício a funcionários e empregadores

Última atualização 25/02/2023 | 17:40

Em uma nova pesquisa realizada mostra que a jornada de trabalho de quatro dias é benéfica tanto para funcionários quanto para os empregadores. A 4 Day Week Global é quem estava por trás da coordenação do teste sobre esse esquema. Eles obtiveram o resultado de que a semana mais curta é capaz de reduzir o burnout em 71% sem afetar as metas de produtividade das empresas. 

Este experimento foi feito com 2,9 mil trabalhadores de 61 empresas do Reino Unidos dos ramos financeiro, varejista, de consultoria, habitação, TI, marketing, hotelaria e recrutamento, entre junho e dezembro de 2022 (seis meses). As companhias reduziram a jornada de trabalho dos funcionários em 20%, sem alterações nos salários. 

Sete em cada dez (71%) funcionários relataram níveis mais baixos de burnout do que antes; cerca de quatro em cada dez (39%) se sentiram menos estressados por conta do horário reduzido. No experimento, os chefes conseguiram aumentar a eficiência das equipes implementando reuniões mais curtas, períodos de foco sem interrupção e listas de tarefas de fim de dia.

Síndrome de burnout

A síndrome de burnout é o resultado de estresse crônico provocado pelo trabalho. Os principais sintomas são exaustão, esgotamento mental e redução de produtividade. Em janeiro de 2022, a Organização Mundial de Saúde (OMS) a incluiu na lista de doenças do trabalho.

Tempo pessoal

62% dos entrevistados informaram que o tempo livre também foi benéfico para a vida social. De acordo com eles, o fim de semana de três dias foi positivo para pessoas que têm filhos ou cuidam de parentes. Seis em cada dez, disseram que ficou mais fácil conciliar a vida profissional com a pessoal.

A maioria dos entrevistados relataram que administram a vida com compras para casa ou tarefas domésticas para aproveitar melhor o fim de semana, ao serem questionados sobre o que faziam no dia extra de folga. Uns ressaltaram que faziam atividades recreativas como esportes, voluntariado ou cozinhar por prazer. Enquanto outras pessoas usavam o tempo para a qualificação profissional ou prática de novas atividades.

Benefícios para a empresa e empresário

Além dos funcionários, as empresas também obtiveram benefícios. De acordo com os dados, para 95% dos estabelecimentos, as metas de produtividade permaneceram iguais ou melhoraram, tendo um aumento médio de 1,4% na receita. Além disso, houve uma redução de 57% nas saídas dos funcionários das empresas em comparação ao ano anterior, incentivada pela melhora da qualidade de vida após a redução da jornada.