Semana do Meio Ambiente em Fernando de Noronha: Programação repleta de atividades educativas e ambientais para estudantes e comunidade

semana-do-meio-ambiente-em-fernando-de-noronha3A-programacao-repleta-de-atividades-educativas-e-ambientais-para-estudantes-e-comunidade

A programação da Semana do Meio Ambiente de Fernando de Noronha teve início, nesta segunda (2), com atividades educativas para os estudantes da Escola Arquipélago e Centro Integrado Bem-Me-Quer (veja vídeo acima). Até domingo (8), serão promovidas expedições, feiras ambientais, trilhas, oficinas de reaproveitamento de resíduos para a produção de brinquedos, entre outras ações.

Os eventos começaram com a oficina de xilogravura com folhas e as crianças ouviram a contação de histórias. A garotada poderá, ainda, acompanhar a captura científica de uma tartaruga marinha, que será realizada pelos pesquisadores do Projeto Tamar, na Praia do Porto, na tarde desta segunda-feira.

Na quinta (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, os estudantes vão poder visitar a Ilha Rata, a segunda maior ilha do arquipélago. Será promovida uma exposição sobre o lixo marinho e os alunos de Noronha poderão fazer o plantio de árvores.

Segundo a coordenadora de Meio Ambiente da Administração da Ilha, Isadora Beltrão, a agenda inclui ações educativas, culturais e de valorização ambiental. A ideia é envolver estudantes das duas escolas, instituições locais e a comunidade em geral.

A educadora ambiental do distrito, Fabiane Vilela, enfatizou a necessidade de despertar o interesse de preservação.

“Todas as atividades foram pensadas para fortalecer a conscientização ambiental e incentivar a participação ativa da comunidade e dos visitantes nas práticas de cuidado com o meio ambiente”, declarou Fabiane Vilela.

A programação da Semana do Meio Ambiente é promovida pela Administração de Fernando de Noronha em parceria com o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Projeto Tamar, Associação de Condutores de Visitantes, Projeto Golfinho Rotador, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Projeto Tubarões e Raias de Noronha, entre outras entidades.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp