A Semana dos Povos Indígenas 2025 começa nesta segunda-feira em Belém, trazendo como tema principal “Aldeando a COP 30”. Durante os dias 14, 15 e 16 de abril, o evento será realizado no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com uma programação gratuita e aberta ao público. A proposta é fortalecer os debates acerca das mudanças climáticas e da importância de “reflorestar as mentes” da sociedade.
A expectativa é reunir aproximadamente 400 indígenas de diferentes etnias do estado do Pará, proporcionando um momento de celebração da riqueza cultural, ancestralidade e das lutas desses povos originários. Além disso, a Semana dos Povos Indígenas visa sensibilizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e das Terras Indígenas, destacando a necessidade de valorização dessas áreas.
Organizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), o evento oferecerá ações de saúde e cidadania, com serviços como emissão de documentos, atendimentos de saúde, educação, previdência e assistência social. Dentre as atividades programadas estão o Seminário da Educação Escolar Indígena, palestras sobre as Caravanas Rumo à COP 30 e debates sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).
Uma das principais atrações do evento será um seminário dedicado à Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Além disso, a presença de líderes como a ministra Sônia Guajajara e a secretária nacional de Gestão Ambiental e Territorial, Ceiça Pitaguary, do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), promete enriquecer ainda mais as discussões.
Além das atividades de cunho mais informativo, a Semana dos Povos Indígenas contará com feiras de artes, apresentações de danças, desfiles de moda ancestral indígena e uma troca intensa de conhecimento. Para encerrar em grande estilo, no dia 16 de abril, estão programadas apresentações musicais no Palco dos Encantados, com artistas locais se apresentando.
A programação detalhada inclui uma variedade de atividades ao longo dos três dias, como a II Feira da Arte Indígena, workshops de produção de conteúdo móvel, ações de cidadania, palestras, apresentações culturais e muito mais. O evento também oferecerá momentos para discussões aprofundadas, como a análise da Política Nacional de Gestão Territorial Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) e o lançamento do documentário “Pará é Território Indígena”.
Com uma programação diversificada e enriquecedora, a Semana dos Povos Indígenas 2025 em Belém promete proporcionar um ambiente de troca de experiências e valorização da cultura indígena, reforçando a importância da preservação ambiental e do respeito à diversidade étnica e cultural de nosso país.