Semana Nacional da Conciliação no Maranhão: resolução pacífica de conflitos em destaque

semana-nacional-da-conciliacao-no-maranhao3A-resolucao-pacifica-de-conflitos-em-destaque

Semana Nacional da Conciliação começa nesta segunda-feira (3), no Maranhão

A Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No Maranhão, a abertura oficial será no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Luís.

De 3 a 7 de novembro, o Poder Judiciário brasileiro realiza a 20ª edição da Semana Nacional da Conciliação (SNC), com ações em todo o país para incentivar a resolução pacífica de conflitos.

No Maranhão, a abertura oficial será na segunda-feira (3), às 8h, no 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Luís (Cejusc), que funciona no térreo do Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro Calhau.

A Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reforça o compromisso do Judiciário com o acesso à justiça e a pacificação social.

No estado, a iniciativa é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nupemec/TJMA). O núcleo é presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho e tem como coordenador o juiz Rodrigo Nina.

Durante a semana, cidadãos e cidadãs poderão resolver conflitos judiciais (com processo em andamento) e pré-processuais (sem processo), desde que haja interesse das partes em firmar acordo homologado pela Justiça. Entre as questões que podem ser solucionadas estão: Renegociação de dívidas, Divórcio, Reconhecimento e dissolução de união estável, Guarda de filhos, Reconhecimento espontâneo de paternidade, Outros conflitos familiares e cíveis.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Coordenação de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA pelo telefone (98) 2055-2283.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp