A semana que antecede o Natal, entre 16 e 23 de dezembro de 2024, será marcada por chuvas fortes em diversas partes do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as instabilidades no Centro-Oeste e Sudeste podem gerar acumulados de até 100 mm de chuva.
No Centro-Oeste, as chuvas ocorrerão ao longo da semana, com destaque para Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, onde são esperados volumes de até 40 mm, podendo chegar a 100 mm em algumas áreas.
O Sudeste também deve registrar grande quantidade de precipitação. Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de São Paulo terão chuvas constantes, com Minas e Rio podendo ter volumes superiores a 100 mm.
No Norte, as pancadas de chuva são previstas devido ao calor e alta umidade, com acumulados de 30 a 50 mm em várias regiões, e até 100 mm em pontos do Amazonas, Acre, Pará e Tocantins.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve causar precipitações superiores a 100 mm no Amapá, enquanto no norte do Pará e em parte de Roraima, as chuvas ficarão abaixo de 10 mm.
No Nordeste, a semana será de clima quente e baixa chance de chuvas, com o oeste da Bahia e sudoeste do Maranhão apresentando volumes inferiores a 20 mm.
Já no Sul, a semana começa com tempo chuvoso no leste da região, mas, a partir de sexta-feira (20/12), instabilidades podem provocar chuvas significativas em Santa Catarina, Paraná e centro-norte do Rio Grande do Sul.