Semana Viva Gonzaga: programação completa para celebrar o Rei do Baião

A Fundação de Cultura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, divulgou a programação da VI Semana Viva Gonzaga, evento em comemoração aos 112 anos do Rei do Baião. A edição deste ano conta com exposições, exibição de produtos audiovisuais, entrega de premiação e o tradicional “Café com Gonzaga”.

Este ano, o evento tem início nesta quarta-feira (11) e segue até o domingo (15) com as apresentações no pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, próxima à estátua do Rei do Baião. A programação inclui diversas atividades culturais, como a abertura da exposição do acervo pessoal do Rei do Baião, exibição de filmes, entrega de premiação a personalidades gonzagueanas e muito mais.

No dia 12, será exibido o filme “O São João de Azulão” no anfiteatro do Monte Bom Jesus. Já no dia 13, haverá o tradicional Café com Gonzaga, seguido pela entrega de premiação a 20 personalidades gonzagueanas, no hall da Fundação de Cultura, e pelo lançamento do edital do São João 2025. No dia 15, o encerramento do evento contará com a exibição de curta-metragem sobre a gonzagueana Lúcia Lima, em um endereço específico.

A Semana Viva Gonzaga é uma oportunidade para os fãs e admiradores do Rei do Baião celebrarem sua vida e obra, além de conhecerem mais a fundo sua história e legado. O evento é uma iniciativa da Fundação de Cultura de Caruaru e tem como objetivo manter viva a memória e o impacto cultural de Luiz Gonzaga na região.

Se você é fã de Luiz Gonzaga e quer participar desse evento especial, não perca a oportunidade de conferir a programação completa da VI Semana Viva Gonzaga e prestigiar as diversas atividades culturais oferecidas. Aproveite essa chance única de mergulhar no universo do Rei do Baião e celebrar sua importância para a cultura brasileira. Não deixe de participar e viva essa experiência incrível em Caruaru.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operação da PF desmantela quadrilha que roubava mercadorias dos Correios em PE e BA, com policial foragido

A Polícia Federal DE deflagrou, nesta quarta-feira (18), uma operação contra um grupo suspeito de roubar mercadorias que estavam sendo transportadas pelos Correios. Um dos alvos é um policial civil de Pernambuco. Segundo a PF, ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça e está foragido.

Os crimes foram registrados em Pernambuco e na Bahia, onde o inquérito da Operação Ímprobo 2 começou. Em PE, foram cumpridos, segundo a PF, cinco mandados de busca e apreensão no Recife e nas cidades de Carpina, na Zona da Mata Norte, e Salgueiro, no Sertão, além do mandado de prisão preventiva.

As ordens foram decretadas pela 17ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia. De acordo com a PF, a suspeita é que a quadrilha desviava aparelhos eletrônicos para o comércio clandestino. A maioria dos itens roubados, segundo a investigação, são celulares.

O nome do policial envolvido no caso não foi divulgado. A PF disse, ainda, que ele está na ativa, mas que não vai divulgar informações sobre a função do servidor na corporação. Outro alvo do inquérito é uma loja de smartphones localizada em Salgueiro.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de associação criminosa e receptação qualificada, que, juntos, podem resultar em mais de 11 anos de prisão. Procurada, a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) disse que acompanhou as equipes da Polícia Federal no cumprimento do mandado de prisão contra o policial, que não foi localizado durante a ação. A instituição informou, ainda, que abriu um procedimento administrativo para apurar a conduta do servidor.

Até a última atualização desta reportagem, o policial civil permanecia foragido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp